Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

'Novembro Azul' inicia amanhã em Criciúma

Novembrinho Azul, voltada ao público infantil e jovem, é uma das novidades deste ano
Redação
Por Redação Criciúma - SC, 31/10/2018 - 16:22Atualizado em 31/10/2018 - 16:23
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Chega ao fim o Outubro Rosa, mas a conscientização continua. Desta vez, o foco é o combate às doenças masculinas, com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Desta forma, a Secretaria de Saúde de Criciúma inicia amanhã a Campanha Novembro Azul, com atividades especiais voltadas para a instrução do público masculino.

A cerimônia de abertura da campanha será realizada nesta quinta-feira (1º), a partir das 8h30, no Salão Ouro Negro do Paço Municipal Marcos Rovaris. A primeira ação da campanha será voltada aos servidores da prefeitura. Denominada 'Cuidando dos homens no Paço', a ação disponibilizará atendimento de aferição da pressão arterial, Índice de Massa Corporal (IMC), testes rápidos para hepatite B, C, HIV e sífilis.

Laços, panfletos informativos, preservativos serão entregues. Também acontecerá uma roda de conversa com os homens sobre cuidados com a saúde. O evento será aberto a toda a comunidade externa.

No dia 7, quarta-feira, acontece o 'Dia D' da campanha Novembro Azul. As ações acontecem entre às 17h e às 21h. Entre elas estão rodas de conversa com homens, testes rápidos para hepatite B, C, HIV e sífilis, entrega de laços, panfletos informativos e distribuição de preservativos.

A Secretaria de Saúde realizará também um Seminário multiprofissional aberto para toda a sociedade no dia 23 de novembro, abordando assuntos como 'Cuidados Paliativos' e 'Saúde e sexualidade masculina pós câncer'.

A secretária de Saúde, Francielle Gava, explica que por falta de informação ou até por preconceito, muitos homens não cuidam da própria saúde e isso precisa ser mudado. "Essa campanha é a oportunidade para que os homens possam esclarecer as suas dúvidas e aproveitar para colocar a saúde em dia", afirmou.

O município receberá ainda a campanha Novembrinho Azul, com foco na promoção do cuidado do homem em todas as idades. A ação, que será lançada também nesta quinta-feira, é voltada às crianças e adolescentes com o objetivo de prevenir o câncer de próstata e outras patologias urinárias como enurese noturna, fimose, testículo não-descido varicocele e hipospádia.

Essa é a primeira vez que o município adota este projeto, que inicialmente foi idealizado por um hospital do Piauí. "Serão disponibilizadas consultas e cirurgias para os pacientes com estas patologias, inseridos no sistema de regulação, promovendo a saúde masculina de crianças e adolescentes independente da idade", explicou.