Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Novembro Azul: Criciúma comemora fila zero para exames de próstata

Filas para cirurgia de urologia também foram zeradas. Durante todo mês ações de prevenção e promoção à saúde do homem serão intensificadas
Por Redação Criciúma - SC, 01/11/2019 - 15:18
Foto: Divulgação / Prefeitura de Criciúma
Foto: Divulgação / Prefeitura de Criciúma

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Secretaria de Saúde iniciou a programação do Novembro Azul nesta sexta-feira, 1º, com boas notícias. As filas para exames de próstata e para cirurgias de urologia foram zeradas. Resultado da promoção e prevenção de saúde ao homem que será intensificada durante todo mês.

Segundo o médico urologista o foco agora é marcar consultas. "Felizmente o Novembro Azul está alcançado seu objetivo na região. Conscientizar os homens sobre câncer de próstata e a ter cuidados em geral com a saúde está fazendo com que eles busquem mais informações sobre a doença e como prevenir, por isso conseguimos estes dados tão positivos. Agora nosso foco é marcar consultas, para gerar demanda de atendimento", comentou o médico urologista, André Rodrigues.

Neste ano, 10 mortes foram causadas por câncer de próstata no município. "Se tem uma morte já gera preocupação, então imagina 10. Assim seguimos trabalhando para vencer o medo e preconceito que a maioria dos homens têm com os exames", ressaltou o secretário de Saúde, Acélio Casagrande.

O SUS disponibiliza os exames de toque retal e Antígeno Prostático Específico. "A maior incidência é entre 45 e 80, pois com o envelhecimento aumenta as chances de se ter a doença. O histórico familiar também interfere nisso, por exemplo um homem cujo parente já teve câncer de próstata possui o dobro de chances do que a população normal. Obesidade é um fator importante, quando falamos em prevenção falamos também em alimentação saudável e prática de exercícios físicos", disse

Programação

A programação iniciou nesta sexta-feira, no Salão Ouro. Além de palestra do urologista André Rodrigues, também foi realizada orientações sobre medicação com Assistência Farmacêutica. Evento foi voltado para profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

08/11: Novembro Azul no Parque

Atividades: verificação de pressão arterial, vacinação (febre amarela, tétano, VTV, hepatite B), avaliação e orientação sobre o câncer de boca, avaliação nutricional e orientação alimentar, planejamento reprodutivo com orientação para abertura de processo para realizar vasectomia; orientação para parar de fumar; orientações de combate ao uso abusivo do álcool (A.A. de Criciúma).

- Dia: 08/11/2019

- Local: Parque das Nações Cincinato Naspolini

- Horário: das 19h às 21h

21/11: Saúde do Homem no Paço:

Palestra "Saúde Mental do Homem Atual" e orientação para procedimento de vasectomia para servidores do Paço Municipal Marcos Rovaris e Pátio de Máquinas.

Local: Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris

Horário: 13h30 e 15h30

30/11: Tarde Azul na comunidade

Além do Dia D da segunda etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) também irão realizar atendimentos e solicitação de exames de check-up e para câncer de próstata.

Entre as atividades estão vacinação, avaliação oral e orientações para prevenção ao câncer de boca, orientações médicas sobre a prevenção a saúde do homem incluindo câncer de próstata, HPV masculino e também orientações sobre vacinação do HPV em meninos de 11 a 14 anos.

Horário: 13h às 17h
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito