Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Nova Veneza sedia evento estadual de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva

O XVI Módulo de Atualização em Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva de SC ocorre nesta sexta e sábado
Por Redação Nova Veneza, SC, 07/07/2023 - 19:32
Foto: Arquivo/ 4oito
Foto: Arquivo/ 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com promoção da Sociedade Catarinense de Gastroenterologia, Nova Veneza sedia nos dias 7 e 8 de julho, o XVI Módulo de Atualização em Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva de Santa Catarina. O evento científico vai reunir grandes nomes da área em 15 aulas sobre a especialidade, no Palazzo Delle Acque.

A abertura oficial acontece na sexta-feira, às 19h30, seguida da palestra sobre “Doença hepática gordurosa metabólica: o que o gastroenterologista precisa saber”, ministrada pelo médico Sérgio Pessoa, gastroenterologista e hepatologista, e atual presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia. A noite de abertura terá ainda a palestra “Lesões neoplásicas de cólon - técnicas de ressecção endoscópica”, com o médico Claudio Rolim Teixeira, seguida do jantar de confraternização.

Para o presidente a Sociedade Catarinense de Gastroenterologia, Alexandre Faraco, o evento traz novos conhecimentos na área para os médicos catarinenses e também promove o turismo local. “Além de todo o nível de conhecimento científico que o evento traz, incluindo a presença do presidente da sociedade Brasileira de Gastroenterologista, também mostra o potencial que Nova Veneza e a nossa região têm para sediar eventos deste porte na área médica nesta e em outras especialidades. Fomenta muito a economia da região e o turismo da cidade que só vem crescendo”, analisa Alexandre Faraco. “Quando a gente fala em Nova Veneza, todos já ficam muito animados e todos querem vir para cá”, explica.

O XVI Módulo de Atualização em Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva tem seguimento durante todo o sábado, com início às 8h30 com a aula sobre “Microbiota intestinal e doenças hepáticas: desbravando fronteiras”, com o médico, Sérgio Pessoa. A segunda aula será sobre “Evidências científicas do uso de probióticos na síndrome do intestino irritável”, com o Cirurgião do Aparelho Digestivo, Hoiti Okamoto. A manhã de sábado terá ainda aulas com o médico Eduardo Usuy Júnior, sobre “Desafios no tratamento do H. pylori. Onde estamos?”, "Qual o papel do IBP nas doenças ácido pépticas”, com o médico Ricardo Barbuti"; “Indicações da cápsula endoscópica e da enteroscopia na prática clínica do gastroenterologista”, com a médica Caroline Linhares Wiggers; e também “Complicações na colonoscopia terapêutica - o que fazer?”, com o médico Cláudio Rolim.

O evento encerra no período da tarde, onde estão previstas aulas sobre “Manejo diagnóstico e terapêutico inicial do paciente com DII ativa”, com o médico Josué Ferreira da Silva Jr. Na sequência duas aulas com o médico Juliano Coelho Ludvig, sobre “Diagnóstico diferencial entre DII e lesões infecciosas e não infecciosas”, e “Terapia biológica nas doenças inflamatórias intestinais. Quando iniciar e qual escolher?”.

Às 15h30 está marcada a aula sobre “BAVENO VII - O que há de novo?”, com o médico Leonardo de Lucca Schiavon. Às 15h50, “Insuficiência exócrina do pâncreas e o uso de enzimas pancreáticas”, com a médica Luiza Dadan Perini; ainda “O papel da ecoendoscopia no diagnóstico diferencial das neoplasias císticas do pâncreas”, com a médica Nutianne Camargo Schneider, e finalizando as aulas, o tema será “Tratamento endoscópico dos cálculos biliares difíceis”, com o médico Julio Pereira Lima.

O evento terá encerramento com jantar de confraternização.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito