Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Nova Veneza lança programa de castração gratuita

O projeto visa prevenção da saúde e bem-estar animal
Por Redação Nova Veneza, SC, 10/06/2022 - 21:32
Foto: Lucas Sabino/ Divulgação
Foto: Lucas Sabino/ Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Cada vez mais, nas cidades, a preocupação com os animais que vivem nas ruas é uma questão que vem sendo debatida entre os órgãos responsáveis. Em Nova Veneza, não é diferente, muitos animais são abandonados e pode acarretar diversos problemas de saúde para os animais e para a população. Visando o controle de zoonoses na cidade, a prefeitura, por meio da Fundação de Meio Ambiente (Fundave) e Secretaria de Saúde, lançou o Programa Bem estar Animal (Probem), que vai disponibilizar castração de cães e gatos de forma gratuita.

O projeto vai para a licitação e previsão é que os procedimentos sejam iniciados em agosto, pela empresa vencedora. "O programa que lançamos hoje é um sonho que tínhamos há muito tempo foi conquistado através de muitas pessoas que junto com a Fundação, lutam pela causa animal no nosso município. É uma iniciativa que é uma questão de saúde pública, por isso temos a parceria também com a Secretaria de Saúde de Nova Veneza", destaca o presidente da Fundave, Juliano Dal Molin.

A implementação do programa de prevenção, saúde e bem estar animal com castração de cães e gatos tem o objetivo de reduzir a disseminação destes animais em situação de abandono. "Entendemos que esta é uma das ações, pois trabalhos de conscientização são realizados e precisam continuar para que as pessoas não abandonem os animais nas ruas", alerta Dal Molin.

Para poder participar do programa, os cidadãos terão que proceder da seguinte forma: apresentar comprovação de baixa renda, realizar cadastro do animal (com foto) e dados do tutor/protetor diretamente da sede da Fundave. Em seguida, receberá a autorização para ser encaminhado para a clínica conveniada.

Todo o procedimento será pago pela prefeitura. "O problema de abandono de animais é uma questão muito séria e que precisa da nossa atenção. Quando acontece um abandono, gera uma série de problemas para a comunidade. Além dos animais sofrerem com a falta de cuidados, nós também podemos sofrer com doenças e até mesmo com animais mais agressivos soltos. Por isso, este projeto é fundamental para termos um controle e conscientizar a população em dar os cuidados necessários para os animais de estimação e ter responsabilidade quando adota um", afirma o prefeito Rogério Frigo.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito