Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Nova Veneza ganhará um Centro de Educação Ambiental

Construção do prédio é uma parceria entre a Secretaria de Educação e Fundave
Por Redação Nova Veneza, SC, 09/09/2021 - 20:24
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Fortalecer a preservação ambiental em um espaço onde crianças e adultos vão poder aprender mais sobre a biodiversidade de Nova Veneza. A Secretaria de Educação e a Fundação do Meio Ambiente (Fundave) vão criar o Centro Municipal de Educação Ambiental, que promete ser referência na região. O local deverá ser nos fundos da sede da Câmara de Vereadores, que fica próximo ao Parque Natural Municipal Xhokleng.

Para o presidente da Fundave, Juliano Dal Molin, o espaço será fundamental para formar cidadãos com consciência ambiental no município. “Este espaço será importante porque a educação ambiental tem que ser trabalhada de forma contínua. Dentro dele poderá ter a sede da Fundação, para ter a teoria e a prática”, destaca.

O local do Centro também fica localizado ao lado do Horto do município, onde são produzidas as verduras que são destinadas para a merenda escolar. “E por estar nesta localização, também pensamos que este espaço vai poder receber as crianças para plantarem mudas, mexerem na terra, que é muito importante no processo de educação ambiental”, comenta o presidente.

A Secretaria e a Fundave já realizam atividades em conjunto, como o projeto Escola Amiga, que promove atividades com foco ambiental em todas as 12 escolas da rede municipal. “A construção do Centro vai agregar ainda mais esta parceria que já está trabalhando as questões ambientais nas escolas. E acreditamos que será um grande diferencial ter um local específico para tratar destes assuntos”, ressalta o secretário de educação, Heriton Sandrini.

A estrutura estará à disposição da Secretaria de Educação, que vai utilizar o espaço para aulas. “A ideia é criar o centro e a secretaria de educação utilizar bastante para incentivar as nossas crianças a terem mais conhecimento sobre a natureza e aprenderem a preservar. Inclusive estamos estudando a possibilidade de ter uma disciplina exclusiva para a educação ambiental na grade curricular das escolas”, comenta Sandrini.  

“É uma estrutura que vai agregar em muito a educação ambiental no nosso município. É algo que sonhamos em ter, porque será um Centro que vai integrar educação teórica, prática e que vai contribuir para a preservação do meio ambiente. E oferecer esta estrutura para a Fundave, que vem atuando cada vez mais para melhorar os aspectos ambientais na nossa cidade, é importante para Nova Veneza”, afirma.

Recursos garantidos

A construção do prédio ainda precisa passar por processo licitatório, mas a verba está garantida. Através de emenda parlamentar, o Deputado Estadual Marcos Vieira já destinou a quantia de R$ 300 mil reais ao município. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito