Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

No Dia do Doar, Bairro da Juventude mobiliza parceiros para projetos de Esporte e Cultura

Nesta terça-feira, 3, acontecem movimentos para promover a cultura da doação. Na Instituição, apoios também podem ser realizados através do abatimento fiscal
Redação
Por Redação Criciúma - SC, 02/12/2019 - 22:27
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com a proximidade do final do ano, pessoas e empresas fazem a dedução do imposto de renda, no entanto muitas não imaginam que podem repassar parte do valor para as atividades de cultura e esporte do Bairro da Juventude, através da Lei de Incentivo Fiscal. Nesta terça-feira, 3, se comemora o Dia Internacional de Doar, quando é realizada uma grande mobilização mundial para promover a solidariedade e a cultura da doação.

E para reforçar a data, a Instituição busca mobilizar parceiros que possam colaborar com as ações de esporte e cultura auxiliando assim na transformação social da vida de muitas crianças e jovens. Na Lei de Incentivo ao Esporte, se permite que empresas, tributadas em lucro real, repassem 1% do total anual do Imposto de Renda, enquanto pessoas físicas podem doar até 6%. Já no incentivo à cultura, a legislação autoriza que empresas doem até 4% do total anual e pessoas físicas até 6%.

O "Esporte e Lazer" é destinado ao oferecimento de modalidades esportivas, sendo essas o futebol de campo, futsal, vôlei, tênis de campo, tênis de mesa, xadrez e jiu-jítsu, para 240 crianças e adolescentes de seis a 16 anos. Já o "GerAção de Talentos" disponibiliza também a  240 alunos, entre seis e 14 anos, oficinas de Orquestra (metais e cordas), Instrumento de Cordas e Canto Coral. Ambos os programas proporcionam aos estudantes acompanhamento escolar, orientação sociofamiliar, reforço alimentar, serviços de saúde e práticas que promovem a cidadania e civismo. "Hoje esses projetos são fundamentais para que o Bairro consiga manter a qualidade nas áreas de esporte e cultura. A partir das Leis de Incentivo conseguimos aumentar a qualidade dos serviços prestados, como a alimentação. Existem três grandes vantagens para as empresas e pessoas físicas que doam parte do Imposto de Renda a nossa instituição. Primeiro, o recurso fica na região; segundo, pode acompanhar o investimento, ver o que estamos realizando com as doações; e terceiro, estará ajudando uma causa social", ressalta o diretor Técnico e de Projetos Anézio Luiz de Souza.

Segundo a coordenadora do núcleo catarinense da Associação Brasileira de Captadores de Recursos, Clarissa Iser, fortalecer a cultura da doação no Brasil é um grande propósito. “Queremos que cada vez mais pessoas doem e ajudem o próximo. Esse fluxo de solidariedade certamente alcança quem mais precisa – e assim vamos todos juntos em construção de um país e um mundo melhor. Além disso, doar faz bem! Quando a gente doa, seja nosso tempo, ou dinheiro, ou até mesmo um abraço, quem mais se beneficia somos nós mesmos, pois a gratidão ocupa espaço” revela.

No Brasil, são 11.700.619 pessoas que declaram imposto de renda na modalidade completa e que podem fazer este tipo de doação. “Infelizmente ainda engatinhamos quando o assunto é a cultura da doação. Apenas 0,1% dos brasileiros utilizam esses mecanismos. Precisamos mudar essa atitude. Utilizamos apenas 60% da renúncia fiscal concedida no país para projetos sociais. O restante não é utilizado, porque as pessoas não doam. Esse dinheiro, certamente, faz muita falta para as entidades”, analisa.

Saiba como apoiar os projetos de Esporte e Cultura no Bairro da Juventude: O valor da doação deve ser feito até 30 de dezembro de 2019. Pessoas físicas e jurídicas, esta última tributada em lucro real, podem apoiar os Projetos de Esporte, Cultura por meio da dedução do Imposto de Renda, sendo que esta colaboração pode variar de 1 a 6%. Mais informações pelo telefone (48) 3403-2700 ou pelo e-mail: nei@bairrodajuventude.org.br.