Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

No Dia da Universidade, entenda a diferença entre elas e as faculdades

Ensino, pesquisa e extensão fazem parte do dia a dia de uma universidade
Por Redação Criciúma, 18/01/2024 - 17:51 Atualizado em 18/01/2024 - 18:49
Fotos: Arquivo/Unesc
Fotos: Arquivo/Unesc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Nesta quinta-feira (18) é comemorado o Dia da Universidade. Mas você já parou para pensar por que há distinção entre universidades, faculdades e centros universitários? Há motivos para isso, e uma instituição é bem diferente da outra.

A Unesc, por exemplo, é uma universidade, ou seja, é mais completa ao possuir as três dimensões acadêmicas: ensino, pesquisa e extensão.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, lembra que em uma Universidade estas três dimensões se conectam de forma mais profunda e integrada, levando conhecimentos ampliados aos estudantes.

"A Unesc tem como missão 'educar, por meio do Ensino, Pesquisa e Extensão, para promover a qualidade e a sustentabilidade do ambiente de vida', por isso, na Universidade, os acadêmicos têm contato com problemas reais e transformam a realidade da comunidade, contribuindo com a formação profissional e humana. Há ainda grupos de pesquisa especializados que impactam no Ensino e qualificam o conhecimento construído em sala de aula", salienta.

Na Unesc são mais de 200 projetos de extensão e 400 projetos de pesquisa, além de 90 grupos de pesquisa certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com sete programas próprios de mestrado e cinco de doutorado.

Instituições pluridisciplinares

Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), as universidades são instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano.

"Os estudantes que participam da Extensão interagem com a comunidade, o que proporciona a obtenção de aprendizagens para a vida e não somente para a formação profissional. Eles têm contato com a realidade local e contribuem com a resolução de problemas, promovendo impacto social, tornando-se, assim, um profissional mais completo", acrescenta a reitora.

Já a Pesquisa é uma das dimensões acadêmicas que coloca a Unesc entre as 20 melhores Universidades não estatais do país e como a melhor de Santa Catarina. Além disso, a Instituição possui o único programa de pós-graduação não estatal do Brasil com nota máxima do Ministério da Educação (MEC): o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGSC).

"Quem produz pesquisa são professores, mestres e doutores em um volume maior que aquelas encontradas em outras instituições de ensino superior. É uma produção científica alta e qualificada, e o que é elaborado nos laboratórios em todas as áreas do conhecimento são levados para os estudantes que têm contato com estes novos aprendizados, saindo da Universidade com um olhar de vanguarda", relata Luciane.

--

Colaboração: Marciano Bortolin/Unesc

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito