Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Não há casos suspeitos de Coronavírus na Amrec

Diretor técnico do São José descarta suspeitas do vírus na região
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC, 28/02/2020 - 08:42 Atualizado em 28/02/2020 - 08:42
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma fake news de confirmação de um caso de Coronavírus no Hospital São José, em Criciúma, circulou entre as redes sociais nesta quinta-feira, 27. No áudio, uma mulher afirma que foi confirmado um caso do vírus no hospital criciumense, de uma pessoa que havia retornado da Itália recentemente - algo que foi descartado pela equipe médica do São José.

De acordo com o diretor técnico do hospital, Dr. Rafael Elias de Farias, não há nenhum caso suspeito em Criciúma e em toda a região carbonífera. “Pela última informação do relatório, que recebi ainda ontem de manhã, não há nenhuma suspeita na Amrec [Associação dos Municípios da Região Carbonífera]”, explicou.

Sobre o caso suspeito de ontem, o infectologista destaca que a paciente procurou o São José pois tinha recém chegado de uma viagem da Itália e estava com algumas dúvidas sobre o vírus. Apesar disso, o caso acabou sendo descartado logo de prontidão, devido à falta de sintomas virais. 

“Nossa equipe já estava preparada e, por isso, utilizou todos os equipamentos necessários e medidas de precaução. Como essa pessoa não tinha sinais de febre e nem sintomas gripais, ela foi descartada. Ela não tinha um quadro infeccioso que se caracterize como o corona”, destacou.

Rafael ressalta que os sintomas do Coronavírus estão relacionados à sintomas gripais, que vão desde um resfriado até algo respiratório mais grave. Apesar disso, é preciso ter um vínculo epidemiológico para considerar. Já que no Brasil está confirmado apenas um caso, é preciso ter o histórico de viagens para regiões próximas da China ou alguns países da Europa para tomada da suspeita. 

Alguns produtos ajudam na prevenção do vírus, como por exemplo o álcool em gel e o hipoclorito de sódio. “O Corona já foi testado para álcool e hipoclorito de sódio, e em até um minuto o vírus é inativado com álcool em gel, que consegue inativá-lo, assim como o hipoclorito, utilizado para limpeza de superfícies”, disse o médico.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito