Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

“Não dê à doença o peso que a sociedade dá”

Jornalista Tharcila Werlich fala sobre sua luta de mais de um ano conta o câncer (Vídeo)
Por Clara Floriano Criciúma - SC, 02/11/2017 - 14:58

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Outubro Rosa acabou, mas a luta contra o câncer de mama não. Pensando nisso, o Portal 4oito traz o depoimento da jornalista Tharcila Werlich que conta sobre seu tratamento contra o câncer há um ano e oito meses.

“Neste período eu já passei por um ano e um mês de quimioterapia, em sessões divididas a cada 21 dias. Depois passei pelo processo de cirurgia de retirada dos seios e depois mais um mês indo diariamente receber a radioterapia. Agora estou numa espécie de manutenção, chamada imunoterapia”, contou a jornalista.

Para Tharcila foi neste período que ela compreendeu que o tratamento é demorado e que tudo tem o seu tempo. “Nesse período a gente aprende que quando o médico vem e dá a indicação de retirada dos seios, por conta do tumor, a gente aprende que não está perdendo a mama, os seios, a gente está eliminando uma parte doente do nosso corpo. É isso que importa, seguir em frente”, afirmou.

Segundo a jornalista o câncer mudou sua vida. Ela teve que se afastar do trabalho, voltar para casa dos pais, deixar seu apartamento e parar de dirigir, dentre outras coisas. “Mas também fiz várias coisas que me deixaram feliz”, explicou.

Tharcila deixou três dicas para quem está com câncer ou tem algum conhecido que passa por esse momento: “A primeira é que cada caso é um caso, não se compare a doença dos outros, se você se comparara você só vai encher a sua cabeça de minhocas. Segundo confie muito na sua equipe médica, eu faço isso. E por fim não dê à doença o peso que a sociedade dá, é uma doença séria e tratamento demorado, mas ela tem cura e nós temos que acreditar na cura. Aprenda a encarar o câncer como uma doença que nós vamos nos tratar e nos curar”.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito