Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Na Unesc, um universo de engenharias

Intimamente ligada com as profissões em alta para o futuro, área conta com diferentes especialidades que se mostram em ascensão no mercado
Por Redação Criciúma, SC, 25/04/2022 - 21:16
Foto: Mayara Cardoso/ Agecom Unesc
Foto: Mayara Cardoso/ Agecom Unesc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Quem pensa na palavra “engenharia” já logo imagina números, tecnologia e muito raciocínio técnico. Trata-se de um universo de resolução de problemas, seja por meio de projetos, de alta tecnologia, com uso de formulações e criatividade e com soluções de produtividade. A área, que é das mais tradicionais nos estudos acadêmicos desde o surgimento das universidades, se atualiza com o passar do tempo e mostra protagonismo mesmo com tantas mudanças nos cenários de mercado. A Unesc oferece sete diferentes cursos na área da Engenharia, oportunizando abordagens diferentes para aqueles que pretendem apostar nas ciências exatas.

Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção. Cada um em um nicho, os cursos levam a credibilidade e a experiência da Unesc somadas ao perfil inovador e tecnológico da Instituição.

A procura pelos cursos de graduação em engenharia, conforme a coordenadora da área, Angela Piccinini, assim como a empregabilidade acompanhada pela Universidade, demonstram a viabilidade da área e o potencial em todos os âmbitos. “Nossos acadêmicos têm abertura constante no mercado. Apresentando-se enquanto estudantes ou egressos da Universidade eles já têm diferenciais nas vagas que pleiteiam. Temos Engenharias nas quais chega a faltar alunos para indicar para o número de empresas que procuram indicações”, destaca Angela.

Além da qualificação dos professores mestres e doutores, e da atuação do estudante em ações de pesquisa científica e diretamente ligado à comunidade por meio da Extensão, a Universidade oferece a estrutura física do campus e do Parque Científico e Tecnológico (IParque) como grandes diferenciais no processo de aprendizagem. “Temos como aliadas a tradição dos cursos de engenharias e as possibilidades de inovação que eles nos oferecem a cada instante. Em cada uma das opções os professores estão preparados, por meio da implementação do projeto institucional Graduação Multi, a colocarem os estudantes frente a frente com a prática profissional desde as primeiras fases, proporcionando experiências formativas diferentes em cada encontro”, acrescenta a coordenadora.

Portas abertas para a transformação

Todos os cursos de engenharia da Universidade estão com vagas em aberto para início já no segundo semestre de 2022. As matrículas para estes e as mais de 50 outras opções em graduação são simples, mas é preciso garantir as vagas nas novas turmas. 

Interessados em iniciar na Universidade uma nova jornada de evolução pessoal e profissional podem entrar em contato com a Instituição para obter mais informações sobre as inúmeras oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

A Universidade oferece ainda opção de agendamento de visitas para que o acadêmico e seus familiares conheçam os espaços nos quais poderá estudar ao longo da graduação.

Conheça mais as opções em engenharia

Entre as dúvidas mais comuns dos alunos que procuram a Universidade para conhecer mais a fundo os cursos, de acordo com Ângela, está a área de atuação e a função de cada uma das engenharias. Para isso, a Instituição aponta explicações simples sobre cada uma delas:

Engenharia Ambiental e Sanitária

A temática ambiental é transversal em todos os segmentos de negócio, inclusive vista como diferencial competitivo e agenda constante em várias empresas e organizações. Um dos cursos mais clássicos e reconhecidos quando se fala em meio ambiente é a Engenharia Ambiental e Sanitária.  Comprometido com o desenvolvimento sustentável, o profissional formado na área atua no planejamento e coordenação de projetos de preservação e desenvolvimento, tratamento de água e esgoto, descarte de resíduos, redes de distribuição de água e outras áreas. Esse profissional é fundamental para a preservação da natureza e seus recursos, altamente conectada com as demandas do futuro.

Engenharia de Agrimensura e Cartográfica

É o ramo da engenharia responsável pelo levantamento e pela medição de terrenos, além de captar e analisar dados geográficos para a elaboração de mapas. De perfil tradicional e embasado nas competências necessárias ao futuro do mercado, o curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica conta com atividades de campo, visitas técnicas e laboratórios específicos, com o uso de excelentes equipamentos como Estação Total, GPS e Drone. Além disso, o estudante tem o contato com todas as tecnologias atuais para o trabalho na área, como softwares utilizados para Sensoriamento Remoto, Sistemas de Informações Geográficas tecnologias de modelagem de informações de construção e Geoprocessamento.

Engenharia Civil

Está área capacita profissionais para o trabalho nas áreas de construção civil, estruturas, fundações, geotecnia, hidráulica, rodovias e transportes. Além disso, o profissional pode atuar projetista, executor de obras, gerenciamento, inspeção, fiscalização, perícia, ou ainda, manutenção de obras. O curso da Unesc busca formar engenheiros civis com forte embasamento técnico, científico e prático, para que assim, possa atuar de forma a identificar e resolver problemas em variados espaços, com foco no desenvolvimento sustentável e melhoria do ambiente de vida.

Engenharia Química

Uma das grandes apostas do futuro, a profissão de engenheiro químico se volta ao desenvolvimento de processos industriais que empregam diversas transformações físicas e químicas. As oportunidades para o profissional envolvem indústrias das mais variadas áreas, incluindo a pesquisa e extensão. O engenheiro químico cria técnicas de extração de matérias-primas, assim como de sua utilização ou transformação em produtos químicos e petroquímicos, como tintas, plásticos, têxteis, farmacêuticos, cosméticos, papel, celulose, alimentos, fertilizantes, cerâmica, cervejarias, estações de tratamento de águas e rejeitos industriais. Além disso, é muito comum a atuação do engenheiro químico em cargos relacionados à gestão, vendas, treinamento e relacionamento de pessoas. O engenheiro químico pode utilizar suas habilidades e competências para empreender e desenvolver novos negócios.

Engenharia de Materiais

Embora ainda menos conhecida pela comunidade em geral, a Engenharia de Materiais está presente em cada minuto da vida de todas as pessoas. Trata-se do ramo da engenharia voltado à pesquisa de materiais e de novos usos industriais para os materiais já existentes. Esse engenheiro pesquisa e cria materiais, como resinas, plásticos, cerâmicas e ligas metálicas, presentes em equipamentos como notebooks e celulares, além de maquinários médicos, por exemplo.

Engenharia Mecânica

Tradição e tecnologia acompanham este Engenheiro. A Mecânica é a área das Engenharias que cuida da gestão de projetos, desenvolvimento de novos produtos, construção e manutenção de máquinas e equipamentos. Além do emblemático setor automobilístico, este profissional é responsável pelo dimensionamento de sistemas de refrigeração, hidráulico, pneumático, soldagem, usinagem e ruídos. Além disso, as competências adquiridas permitem uma forte interação com a área de novos materiais e até instrumentação. Os Engenheiros Mecânicos são os responsáveis pela criação de grande parte que acompanham processos diariamente.

Engenharia de Produção

Função altamente estratégica, o engenheiro de produção é um dos cérebros das organizações. Este é o ramo da engenharia que gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais para melhorar a qualidade e aumentar a produtividade de um sistema produtivo. O engenheiro de produção é peça fundamental em indústrias de manufatura e prestadoras de serviços.

As descrições contam com diretrizes do Guia do Estudante, da Editora Abril.

Copyright © 2021.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito