Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Na quinta-feira, as regras para a volta do transporte (VÍDEO)

Prefeito e empresários definiram a retomada do serviço na próxima segunda-feira em Criciúma
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 02/06/2020 - 07:35 Atualizado em 02/06/2020 - 07:46
Reprodução
Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O governador Carlos Moisés assinou, nesta segunda-feira, 1, o decreto que autoriza os prefeitos a deliberar sobre retomada ou não do transporte coletivo, mediante os indicadores de Covid-19 levantados pela Secretaria de Estado da Saúde. Em Criciúma, com mais de 400 casos e nove mortes, todo o cuidado é pouco, mas o prefeito Clésio Salvaro cravou: os ônibus voltam às ruas na próxima segunda-feira, 8, justamente a primeira data do calendário de retomada anunciado pelo Governo do Estado.

"Em uma reunião com os empresários do transporte coletivo, com a equipe técnica, definimos o retorno do transporte coletivo. A partir do dia 8 o ônibus vai voltar a rodar", confirmou Salvaro. "Será na próxima quinta que vamos definir com clareza de que forma vai rodar", sublinhou.

Há um decreto em vigor desde meados de abril prevendo regras para a retomada do transporte coletivo, com orientações sobre lotação parcial dos ônibus e limitação de horários para os instantes de pico da movimentação do sistema. São esses itens que ainda precisarão ser discutidos entre empresários e autoridades para a posterior adaptação dos ônibus e orientações aos trabalhadores. "O uso do álcool gel, o uso obrigatório da máscara, todos os cuidados necessários e o percentual de passageiros em cada ônibus", enumerou Salvaro. O decreto projeta lotação de 50% dos assentos dos ônibus, o que já foi considerado inviável pelos empresários do setor.

Confira também - Volta do transporte coletivo em Criciúma é negada no TJ

Salvaro garante uma retomada com cuidados redobrados. "Certamente com muito cuidado. Queremos que a cidade volte a girar, que a economia volte a crescer, que a cidade volte a trabalhar, que você consiga sair da sua casa para o seu trabalho, para você usar o ônibus. Mas queremos lhe oferecer toda a segurança", afirmou. "O vírus é perigoso, mas nós vamos vencer", concluiu o prefeito.

O transporte coletivo está suspenso há mais de dois meses e, conforme a Associação Criciumense de Transporte Urbano (ACTU), mais de 2,2 milhões de passageiros deixaram de ser transportados.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito