Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Música, cultura e emoção na Festa de Inverno do Colégio Unesc

Pratos típicos do inverno catarinense e mais de 15 apresentações artístico-culturais fizeram parte do evento
Por Redação Criciúma, SC, 08/07/2019 - 17:43 Atualizado em 08/07/2019 - 17:47
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O período escolar é importante para que o caminho futuro do estudante seja pavimentado pelo conhecimento e por experiências que preparam para a vida. Esta é a proposta do Colégio Unesc que, todo ano, realiza a Festa de Inverno.

Criada a partir de um projeto pedagógico interdisciplinar, a celebração é uma oportunidade para que o conhecimento visto em sala de aula se transforme em diversão, dança e cultura, bem como as experiências vividas com os amigos se tornem momentos de alegria, união e companheirismo.

Assim foi a 27ª Festa de Inverno do Colégio Unesc: um ambiente alegre, plural e acolhedor para alunos, professores, coordenação, pais e visitantes. Contando com mais de 15 apresentações artístico-culturais das turmas do Colégio e da Companhia de Dança Unesc, a celebração ocorreu no último sábado, 6. Além das apresentações, uma bicicleta e um tablet foram sorteados durante o evento, bem como diversos alimentos típicos do inverno, como pinhão, quentão e cachorro quente, puderam ser apreciados nas variadas barraquinhas da festa.

Já no palco, a celebração ofertou espaço para que os estudantes pudessem expressar o que sentem sobre os assuntos abordados em sala de aula referentes ao tema principal da festa; “Diversidade Cultural Latino-Americana: Soy loco por ti América”. O tema foi selecionado com a participação dos estudantes. Todas as apresentações referenciaram algum aspecto de um dos vários países da América Latina, como o tango argentino, o Dia de los Muertos mexicano e Carmen Miranda, musa do samba brasileiro.

Emoção: sempre presente na Festa de Inverno

Quem se divertiu dançando foi a Julia Borges Cechella. Aluna do 3º ano do Ensino Médio, ela aproveitou a festa para comemorar o tempo que passou com os amigos que fez durante sua passagem pelo Colégio. “Estar no último ano do é algo muito louco. Sabemos que teremos toda a vida pela frente, mas o ensino médio é uma parte da nossa vida que marcou demais, e participar da nossa última Festa de Inverno fez com que trabalhássemos demais para que tudo fosse perfeito”, disse a estudante

A participação dela refletiu muito ensaio e preparação. “Me dediquei muito nos ensaios e na apresentação, pois queria que fosse memorável para todos os envolvidos e espectadores e, principalmente para mim. Essa festa é o jeito de garantir que tudo que vivi no Colégio fique guardado na memória para sempre”, revelou Júlia.

E a turma do 3º ano do Ensino Médio é a representação perfeita do que a Festa de Inverno busca trazer para o Colégio. “Somos uma turma muito unida, e é como se essa festa e a nossa apresentação fosse o ápice da nossa união. A nossa dança foi a nossa diversão, focando na integração da nossa turma. E isso é o mais legal, pois estamos nos despedindo do Colégio e da turma, mas tive a chance de me divertir com meus amigos”, relatou Júlia da Luz Zilli, colega de turma da Júlia Borges.

Uma festa para agradar a todos

E a festa de inverno não é uma experiência calorosa apenas para os estudantes. “Estava tudo lindo, muito bem organizado e divertido”, elogiou Carla Monteiro, mãe de dois alunos do Colégio Unesc. “É visível o empenho da comunidade escolar nas apresentações, além de todo o cenário da festa, as comidas muito diversificadas e saborosas, tudo devidamente no seu lugar para garantir a melhor experiência para quem vem assistir”, completou.

Tudo o que Carla viu na celebração foi cuidadosamente planejado, de maneira pedagógica, pelos professores e coordenação do Colégio. A preparação também contou com a participação dos estudantes.

“Acompanhei os ensaios das apresentações, o empenho e a dedicação de cada aluno foi fundamental para que tudo desse certo. E deu, eles arrasaram. Foi um espetáculo incrível, emocionante”, pontuou a coordenadora pedagógica do Colégio Unesc, Carina de Freitas.

O caráter pedagógico da Festa de Inverno também foi enfatizado pela coordenadora geral do Colégio, Marlene Pires. “Esta celebração mostra como um trabalho pedagógico bem planejado e organizado resulta em uma manifestação de alegria e espetáculo, comentou. 

“Nossos alunos do primeiro ano do ensino fundamental ao ensino médio ensaiaram e se dedicaram ao máximo, e os professores se dedicaram desde o planejamento das aulas envolvendo a temática até a preparação da decoração da Festa e barracas de alimentação”, complementou a coordenadora.

A coordenadora do Colégio também agradeceu à reitora da Unesc, professora Luciane Ceretta, a pró-reitora da universidade, Indiana Toreti, e o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, bem como parceiros, colaboradores e patrocinadores do evento. “Todos nos apoiam sempre e acreditam no nosso trabalho”, finalizou Marlene.   

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito