Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Movimento pela Paz Estudantil promove dia especial em escola

Iniciativa levou 150 crianças ao Horto Florestal José Milanese
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 11/10/2019 - 08:48 Atualizado em 11/10/2019 - 08:50
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os estudantes da Escola de Educação Básica Irmã Edviges, de Criciúma, vivenciaram uma tarde especial nesta quinta-feira, 10, com direito a brincadeiras, contato com o meio ambiente e novos aprendizados. A proposta, feita pelo Mope (Movimento pela Paz Estudantil), do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc, levou 150 crianças para uma visita ao Horto Florestal José Milanese. Foram quatro atividades lúdicas e de interação com o ambiente ao redor.

A ação faz parte do projeto pensado para transformar o cenário escolar. Aos 8 anos, Heloisa Gregório Barreto já é apaixonada pela natureza e sabe a importância das plantas e dos animais. "O contato com o verde nos tira da rotina e ensina muita coisa. Na cidade não temos ar puro, não vemos os animais e não nos deparamos com tantas plantas. Sabemos que será cada vez menos, é importante aproveitar", afirma.

O dia especial fora da sala de aula foi intitulado de "Plante árvores e cultive flores" e contou com o apoio de acadêmicos de Ciências Biológicas da Universidade, que preparam quatro momentos:

- Trilha: o momento oportunizou um contato direto com o ambiente do Horto. Durante 30 minutos, os estudantes se deparam com pássaros, insetos e plantas por diversos caminhos do local.

- Trilha guiada: hora de visitar as estufas e conhecer as espécies de plantas cultivadas no espaço.

- Teoria da vida: uma brincadeira em roda sobre o mundo animal. A ideia é sortear um cartão para cada participante. Em um lado contém o desenho de um animal e no verso curiosidades sobre o ser vivo. Uma vez por rodada o dono do cartão compartilha o que conhece e as informações que tem com os outros participantes.

- Atividades lúdicas: uma pequena pausa nas conversas sobre o meio ambiente para brincar. Atividades com bola, corrida de saco, pega-pega e outras brincadeiras.

Mudanças que vão além do cenário escolar

O Movimento pela Paz Estudantil chega ao seu segundo ano. A diretora da escola, Silvia Conceição Reis Spillere, destaca as ações desenvolvidas como positivas. Para ela, o engajamento dos estudantes representa o sucesso da iniciativa. "A cada encontro plantamos sementes. O envolvimento dos estudantes tem sido grande, com importantes diálogos sobre pontos fundamentais para a formação pessoal de cada um deles", ressalta.

Durante oito encontros, 12 eixos de conhecimento estão sendo abordados: Acreditar em si mesmo; Preservar a amizade; Respeitar as diferenças; Cuidar dos animais; Estar presente na vida dos filhos; Saber selecionar as informações; Ame, sorria e abrace; Cultive flores e Plante árvores; Alimente-se bem; Movimente-se; Dê a preferência, e Seja solidário.

O integrante do projeto, Antônio Carlos da Rosa Silva conta que o Movimento tem superado as expectativas, impactando positivamente os estudantes e suas famílias. "Percebemos transformações, principalmente quando uma turma que era considerada com dificuldades passa a ter crescimentos no comportamento, diminuição do bullying, respeito ao próximo, convivência harmoniosa e outros pontos fundamentais para a formação do cidadão", frisa.

Na escola, o Mope chegou por meio do projeto Nepre (Núcleo de Prevenção e Atenção Educação e Prevenção), onde a escola faz uma leitura do ambiente interno e promove atividades nas temáticas necessárias, como depressão, violência, respeito e igualdade.

O Movimento pela Paz Estudantil faz parte do Programa de Residência Multiprofissional da Universidade e conta com a participação dos residentes Lorhan da Silva Menguer e Luiza Borges Rodrigues. A coordenadora do Nepre na escola, Maria Dolores Dnski, acompanhou a ação no Horto. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito