Inovação e propósito de moda foram temas no Criciúma Fashion Future, destacando o potencial do Sul catarinense. O evento, que aconteceu nesta terça-feira (11), o auditório do Centro de Inovação Criciúma (CRIO), contou com a presença de profissionais, estudantes e marcas da região, propôs um olhar para o futuro do setor, com foco em sustentabilidade, comportamento e tecnologia.
O encontro marca o início de um movimento colaborativo que busca posicionar a região como referência em moda criativa e de impacto positivo. Referência nacional em sustentabilidade e comportamento dentro do segmento, André Carvalhal conduziu a palestra master da noite. Ele propôs reflexões sobre o papel das marcas, dos consumidores e da diversidade cultural brasileira na construção de um futuro mais consciente.
"O Brasil é um país com grande diversidade de realidades, necessidades e vivências. Quando a moda se centraliza apenas no eixo Rio–São Paulo ou nas grandes metrópoles, nós deixamos de incluir muitas realidades que fazem parte da nossa cultura. Aceitar e valorizar esse Brasil plural é fundamental para encontrar caminhos de uma moda que faça mais sentido para o que vivemos hoje", comentou Carvalhal.
Para ele, a principal mensagem da palestra é promover a reflexão sobre como cada pessoa pode contribuir para criar um mundo com mais sentido. "Ainda reproduzimos muitos padrões e formatos que não são inclusivos. Quando cada um age de forma colaborativa, com o que pode e sabe fazer, construímos algo mais verdadeiro e representativo", completou.
Ampla programação
Além da palestra, a programação contou painel de discussões com representantes de empresas da região, entre elas, a Ufoway, La Moda e Audaces, mostras acadêmicas com produções de alunos do Senai e Senac e exposição de cinco empresas participantes do Projeto Moda Catarina, desenvolvido pelo Sebrae: Difato, Univip, Lenix Jenas, Italianinho Calçados e Mersí Moda Sustentável.
A analista de Projetos do Sebrae/SC no Sul, Elisandra Bernardi, relatou a força da união entre instituições e o papel estratégico do evento para o ecossistema da moda regional. "O evento foi cocriado e realizado por diversas entidades de Criciúma, dentre elas o Sebrae. Estamos há vários meses organizando tudo com o objetivo de trazer conteúdo relevante de moda para Criciúma, para que as empresas tenham fácil acesso, sem precisar ir para São Paulo ou outros centros. A ideia é fortalecer o debate sobre o futuro da moda com empresas locais e inspirar mais criatividade, união e crescimento para o setor, bem como valorizar as empresas da região que trouxeram suas criações para o evento", afirmou.
A coordenadora do curso de Moda do Senai/Unesc, Charlene Vicente, ressaltou a importância da integração entre inovação, sustentabilidade e aprendizado prático, destacando o protagonismo dos alunos e a troca direta com as empresas participantes.
"Como é um ecossistema de inovação, nós trouxemos trabalhos dos estudantes que se destacaram pela criação, conceito e materiais utilizados, transformando isso em uma exposição. As empresas convidadas apresentaram exemplos reais de como desenvolver uma moda mais sustentável, seja em processo ou em produto. Para os alunos, é fundamental assistir a esse diálogo e compreender na prática o que o mercado está fazendo, porque eles serão os futuros profissionais dessas empresas", pontuou.
Caráter social
O Criciúma Fashion Future também teve caráter social, com arrecadação de litros de leite destinados ao Bairro da Juventude e ingressos solidários doados para costureiras de projetos sociais. "O Criciúma Fashion Future traduz o que o Sebrae acredita e tem buscado construir junto ao setor da moda, um ambiente de cooperação, criatividade e propósito. Ver o auditório cheio, com empresas, instituições e talentos locais trocando ideias sobre o futuro da moda, mostra que o Sul de Santa Catarina está preparado para dar passos ainda maiores", fala o gerente Regional Sul do Sebrae/SC, João Alexandre Guze.
O evento foi promovido pelo Ecossistema de Inovação, com apoio do Sebrae, Senai, Senac, Unesc, IFSC, Sindivest+NMSC, Bairro da Juventude e Univip Uniformes. Esta primeira edição foi recebida com entusiasmo pelo público e pelos parceiros, evidenciando o momento como um marco para a moda catarinense, um espaço onde tradição, inovação e propósito caminham na mesma direção.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!