Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Morro da Fumaça reclama de alto índice de faltas a consultas e exames

Absenteísmo traz prejuízos a Administração Municipal e a população
Por Redação Morro da Fumaça, SC , 03/01/2019 - 14:34

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Muitas vezes um paciente aguarda por meses até chegar a sua vez de se consultar ou fazer exames, porém, na data previamente agendada, ele não comparece, e nem dá explicações. O caso é mais comum do que parece e em Morro da Fumaça não é diferente. O absenteísmo, que é como os profissionais da saúde chamam esta ausência não justificada, acaba causando impacto financeiro aos cofres do município.

O secretário do Sistema de Saúde, Robson Francisconi, explica que um profissional é pago por um determinado número de exames ou consultas e se os pacientes faltam, este valor não é diminuído. "Se um profissional da saúde foi contratado para dez consultas e comparecem apenas cinco pacientes, nós precisamos pagar pelos dez agendados. Isso acaba gerando despesas desnecessárias e ainda aumenta a fila de espera", relata.

O maior número de faltas registrado em 2018 foi para Ginecologista: 12,9% se ausentaram da consulta. Os exames de Tomografia também registraram muitas faltas: 12,5%. O paciente que falta ao exame ou consulta volta ao final da fila, demorando ainda mais para ser atendido. Caso justifique a ausência, há a possibilidade de ser recolocado no sistema.

Para atender a demanda de Morro da Fumaça, a secretaria fez o credenciamento de diversos especialistas, ampliando a área de atuação, entre eles, a Rede Municipal de Saúde passou a contar com Médico Vascular, Ginecologista, Psiquiatra, Ortopedistas, entre tantos outros. "A nossa intenção é sempre oferecer o melhor atendimento possível aos fumacenses, por isso aumentamos o número de especialidades e aperfeiçoamos diversas outras coisas, por isso pedimos a compreensão da população para que nos avisem em caso de falta às consultas ou exames", fala o secretário.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito