Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Morro da Fumaça realiza ações em alusão ao Setembro Amarelo

Atividades começam com desfile amanhã e seguem até o dia 25 deste mês
Por Redação Morro da Fumaça - SC, 06/09/2019 - 18:55

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Por cultura, pouco se fala sobre o suicídio, tornando o assunto ainda um tabu nos dias atuais. Isso acaba inibindo as pessoas que passam por períodos de turbulência a procurarem ajuda e externar os sentimentos. Fatores como estes fatores podem levá-las a cometer atentado contra a própria vida. Para despertar a importância de elevar o debate sobre o tema, a Secretaria do Sistema de Saúde de Morro da Fumaça, através do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) realiza uma série de ações em alusão ao Setembro Amarelo.

"Quando estimulamos a falar do sofrimento pelo qual estão passando, estamos prevenindo o suícidio. As atividades são sempre neste sentido, para que as pessoas percam o medo de falar. Que falem para a família, na igreja, para os profissionais de saúde", destaca o coordenador do Caps, Felipe Pedroso.

Ele lembra ainda que as ações não se concentram somente em setembro, mas são realizadas durante o ano também e são voltadas tanto para capacitar os profissionais da saúde quanto para levar informações para a comunidade em geral. "É preciso falar sobre o suicídio, incentivar o diálogo para que pessoas que estejam passando por momentos difíceis não cheguem a este ponto extremo", ressalta o secretário do Sistema de Saúde, Robson Francisconi.

Ações realizadas em Morro da Fumaça durante o Setembro Amarelo:

·         Desfile no dia 7 de Setembro com os usuários do Caps com mensagens de conscientização;

·         Informativos nas unidades de saúde sobre o assunto;

·         Rodas de conversa em escolas, Paif, entre outros;

·         24/09 - Palestra com a psiquiatra Kelen Cacellier Rosso, às 19h, no Salão Paroquial da Igreja Matriz São Roque

·         25/09 - Capacitação para os médicos e enfermeiras sobre o atendimento das pessoas com risco de suicídio.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito