Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Morro da Fumaça inicia busca ativa nas escolas para verificar as cadernetas de vacinação

Caso o estudante esteja com o status vacinal básico atrasado, os pais serão informados
Por Redação Morro da Fumaça, SC, 29/06/2022 - 19:43
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Diante da baixa cobertura vacinal dos imunizantes de rotina, a Secretaria do Sistema em Saúde de Morro da Fumaça iniciou nesta semana uma busca ativa nas escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) para verificar a caderneta de vacinação dos estudantes. Caso o status vacinal básico esteja atrasado, os pais serão informados.

A ação teve início na última segunda-feira, 27, e segue até a sexta-feira da próxima semana, 8, em toda a rede de ensino de Morro da Fumaça. “A cobertura vacinal está muito abaixo do ideal. Se antes atingíamos índices de mais de 90% na aplicação, neste ano não estamos chegando nem aos 40%. Por isso, vimos a necessidade de iniciarmos essa busca ativa nas escolas e CEIs para mudarmos o cenário”, explica Marijane Felippe, secretária do Sistema em Saúde.

De acordo com Kellen Vieira, enfermeira da Vigilância Epidemiológica, não serão cobradas vacinas contra a Covid-19 ou Influenza, apenas aquelas que compõem o calendário básico de imunização. “A gente verifica a caderneta e, quando o status está atrasado, mandamos um recadinho para os pais. Estamos em busca desde as crianças do berçário, menores de um ano, a até os adolescentes de 17 anos”, observa.

A baixa procura se estende aos imunizantes da Poliomelite; BCG/Tuberculose; Sarampo/Caxumba/Rubéola; Tetra Viral; Penta Valente; Meningite C; Varicela; Rota Vírus; Pneumocócica 10 Valente; Febre Amarela; Hepatite A; DTP; HPV; Meningocócica ACWY; Hepatite B.

“Algumas dessas doenças já estão erradicadas no Brasil, mas os casos começaram a aumentar em outros países. Com uma baixa cobertura vacinal, corremos o risco de esses vírus voltarem a circular entre a população, causando severos danos para a saúde”, alerta a enfermeira.

Salas de vacinação fechadas

Durante a realização da ação, algumas salas de vacinação estarão fechadas para atendimentos, já que as profissionais da Unidade de Saúde do bairro estarão nas escolas. Confira o cronograma:

29/06 - Centro / Naspolini / Estação Cocal

30/06 - Centro / Naspolini / Graziela

01/07 - Jussara

04/07 - Graziela / Jussara

05/07 - Estação Cocal / Jussara / Centro / Graziela

07/07 – Todas as salas estarão fechadas apenas no período da manhã

08/07 - Cohab / Estação Cocal

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito