Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Moradores afetados pelas chuvas podem ter acesso ao FGTS

Somente no Sul de Santa Catarina, 11 municípios decretaram situação de emergência 
Por Geórgia Gava Forquilhinha, SC, 09/05/2022 - 18:01 Atualizado em 09/05/2022 - 18:14
Para ter acesso, municípios devem encaminhar documentações à Caixa | Foto: Drones Sul
Para ter acesso, municípios devem encaminhar documentações à Caixa | Foto: Drones Sul

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os municípios que decretaram situação de emergência em virtude das chuvas podem solicitar a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). No Sul, moradores de Tubarão, Orleans, Forquilhinha, Maracajá, Araranguá, Lauro Müller, Braço do Norte, Capivari de Baixo, São Ludgero, Grão-Pará e São Martinho, que foram prejudicados, têm direito ao benefício. A medida visa reduzir os impactos causados às famílias atingidas. 

Além dos municípios do Sul, outras 17 cidades que decretaram situação de emergência - conforme o boletim mais recente da Defesa Civil de Santa Catarina, podem ter acesso ao benefício. São contabilizados 7.100 desalojados e 518 desabrigados, em um total de 44 mil pessoas afetadas, conforme dados informados pelas coordenadorias municipais ao órgão estadual. 

Segundo informações da Caixa, quando há eventos climáticos que geram prejuízos à população, os municípios atingidos são passíveis de liberação do FGTS. Após o decreto de situação de emergência ser assinado, as cidades precisam indicar quais as localidades que sofreram os danos e que precisam do acesso ao benefício. As documentações devem ser encaminhadas ao banco, que aprovará, ou não, os saques. 

Os municípios que sofreram danos, caso enviem o documento tão logo tenham acesso às localidades e aos moradores que precisam do benefício, devem ter os recursos liberados dentro de 30 dias. Na Região Carbonífera (Amrec), nenhuma das cidades que decretou situação de emergência encaminhou a documentação à Caixa até o momento. Os prejuízos seguem sendo contabilizados. 

Municípios em situação de emergência devido às chuvas em SC:

Tubarão

Orleans

Forquilhinha

Urubici

Maracajá

Araranguá

São Joaquim

Lages

Laurentino

Alfredo Wagner

Rio Rufino

Taió

Anitápolis

Monte Carlo

Videira

Macieira

Rio das Antas

Tangará

Rio do Oeste

Anitápolis

Lauro Müller

São Martinho

Armazém

Gravatal

Braço do Norte

Grão-Pará

Capivari de Baixo

São Ludgero


 

Copyright © 2021.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito