Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Mirante do farol do Morro dos Conventos pode ficar pronto no verão

Nesta quarta-feira, foi assinado o convênio com o Governo de Santa Catarina
Por Gregório Silveira Araranguá, SC, 29/06/2022 - 17:32
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Não é de hoje que se fala em um mirante no farol do Morro dos Conventos. Em 2020, a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina, a Santur, chegou a anunciar, em parceria com a prefeitura de Araranguá, comandada na época por Mariano Mazzuco, que a obra iria sair do papel. Mas, o projeto acabou sendo barrado por estar fora dos padrões exigidos pela Marinha Brasileira.

Por ser um farol ainda em atividade, as melhorias não poderiam atrapalhar a navegação. 

Convênio

O projeto então foi refeito pela atual gestão do prefeito César Cesa e aprovado para execução. Com isso, nesta quarta-feira (29), foi assinado o convênio com o Governo do Estado. O investimento será de R$ 800 mil.

“Gosto de dizer que o Morro dos Conventos é um quadro que Deus pintou e a parte mais importante desse quadro é o farol. Lá em cima será feita toda essa ornamentação, descendo uma calçada lateral onde teremos os decks de madeira, para melhorar ainda mais essa atração. Hoje as pessoas visitam por aquilo que a natureza fez e agora nós vamos embelezar essa natureza e também dar mas conformo as pessoas”, afirma César Cesa, prefeito de Araranguá.

Foto: Gregório Silveira/ 4oito

O prefeito também comentou sobre a necessidade de alteração nos planos para viabilizar o mirante. “Inicialmente existia um projeto em que a obra era muito alta e a marinha não autorizou. Fizemos o segundo projeto que também não deu, mas sempre em contato com a Capitania dos Portos, até que se chegamos a um projeto viável e agora vai”, enfatiza. 

Cronograma

A expectativa é que o mirante possa ser concluído no início do ano que vem. “Agora, dependemos muito do tempo, mas esperamos entregar essa importante obra no verão”, conclui César Cesa.

Antenor da Silva, diretor de Turismo de Araranguá, explica como deve ficar o local, após a obra estar pronta. “Ali, teremos um mirante de madeira e dois decks, um no lado direito e outro no lado esquerdo do mirante e também passarelas de até 70 centímetros do chão para manter o meio-ambiente local preservado. O próximo passo agora é fazer a licitação da obra. Quando tivermos a empresa vencedora será dada a ordem de serviço”, conta. 

Investimento no Sul

O presidente da Santur e ex-prefeito de Praia Grande, Henrique Maciel, falou sobre a atenção que o governo Catarinense vem dado ao Extremo Sul. “O governo do Estado está investimento muito no Sul por conhecer e acreditar nos potenciais. São obras que mudam totalmente a realidade da nossa região. É o início de um novo ciclo para o Extremo Sul. A Santur está conseguindo tirar do papel projetos muito importantes como esse do farol do Morro dos Conventos”.  
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito