Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Minotto propõe ação da Alesc em Defesa do Consumidor

Parlamentar alertou que ação permitiria que os consumidores que residem em municípios que não têm Procon possam registrar queixas na plataforma do Ministério da Justiça
Por Redação Florianópolis, SC, 28/04/2021 - 16:01
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) solicitou esta semana que a Assembleia Legislativa disponibilize um link na sua página de internet para acesso a plataforma www.consumidor.gov.br. Minotto alertou que essa ação permitiria que os consumidores que residem em municípios que não têm Procon possam registrarem suas queixas na plataforma do Ministério da Justiça.

A plataforma foi criada em 2014 e permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo, via internet. O monitoramento é realizado pelos órgãos de defesa do consumidor e pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

“Em Santa Catarina estão constituídos apenas 98 Procons, e este serviço público e gratuito garante soluções mais rápidas em conflitos de consumo. Em pesquisas recentes, a plataforma Consumidor.gov.br foi bem avaliada por 96% dos seus usuários. Essa iniciativa conjunta da Alesc pode ser uma grande aliada nas mudanças que precisamos na cadeia de consumo a nível local, regional e ainda de forma macro em todo o Estado”, destaca Minotto.

São mais de 2 milhões de reclamações registradas e 580 empresas participantes, dentre elas as instituições financeiras, telecons, varejo, seguradoras e diversos prestadores de serviços. Atualmente, 80% das reclamações registradas na plataforma são solucionadas pelas empresas, que respondem às demandas dos consumidores em um prazo médio de sete dias.

“O Direito do Consumidor fez-se em proteção da vida, da saúde e da integridade dos consumidores, que somos todos nós. Em um momento de risco a esses interesses, antever o futuro ali adiante também nos dá fibra para enfrentar o presente”, finaliza o deputado.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito