Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Ministério envia mais doses de vacinas contra a febre amarela

Com o crescimento na procura e a chegada de nova remessa, imunização continua nos postos da região
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 31/07/2019 - 16:39 Atualizado em 31/07/2019 - 16:44
Arquivo / 4oito
Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Termina nesta quarta-feira, 31, a campanha de vacinação contra a febre amarela. Mas a imunização vai continuar. "Recebemos hoje mais doses do Ministério da Saúde e temos vacinas suficientes para continuar atendendo quem ainda não procurou os postos", garante a enfermeira do Programa de Imunização da 21ª Gerência de Saúde, Rosane Maria dos Santos Ghedin.

Os números da mobilização serão atualizados nesta quinta, mas a coordenação da campanha percebeu um acréscimo na procura nos últimos dias. "Foram feitas muitas vacinas nos últimos dias. O nosso chamamento deu uma repercussão boa, mas ainda estamos aquém das metas em muitas cidades", observa. "O nosso chamamento prossegue. Quem ainda não se vacinou, deve procurar. Esse novo lote que recebemos hoje será distribuído para os postos a partir da próxima segunda-feira", destaca.

Há garantia de vacinas e também a determinação de que a imunização prossegue por tempo indeterminado. "Não haverá falta, vamos continuar vacinando, a intenção do Ministério da Saúde é que a vacina contra a febre amarela esteja na rotina. Sempre vai ter nas unidades. As crianças que estão nascendo, por exemplo, receberão a dose aos nove meses", informa Rosane. 

A orientação é para aplicação de dose única em cada pessoa. "Não há sugestão de aplicação de novas doses em quem já se imunizou. Só em casos de pessoa ter dúvida, não possuir o comprovante nem conseguirmos localizar no sistema nacional digitalizado", relata a enfermeira.

Até o último dia 23 a Gerência Regional de Saúde contabilizava 113 mil pessoas que não haviam se vacinado nos municípios da região carbonífera, dentro dos grupos atendidos. Devem se vacinar pessoas de nove meses a 59 anos, menos gestantes ou mulheres que amamentam crianças de até seis meses. Quem tem mais de 60 anos precisa buscar recomendação médica para receber a dose.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito