Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Metodologia da ONU, Empretec acontece na próxima semana em Criciúma

Seminário dura seis dias e começa na próxima segunda-feira. Em Araranguá também será realizado em julho
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 05/07/2018 - 16:01 Atualizado em 05/07/2018 - 16:20
João Alexandre Guze (foto: Luana Mazzuchello)
João Alexandre Guze (foto: Luana Mazzuchello)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Acontece em julho o seminário Empretec, organizado pelo Sebrae, em Criciúma entre os dias 9 e 14 e em Araranguá de 23 a 28. São seis dias de curso e as inscrições estão abertas. A ideia é desenvolver uma postura empresarial nos participantes, que precisam ter tempo disponível para se dedicar ao seminário. Este sistema foi lançado em 1988, pelo Centro de Corporações Transnacionais da Organização das Nações Unidas (ONU).

“O seminário passou por uma revisão no fim do ano passado e conta com uma turma homogênea de empresários, que poderão potencializar a gestão de sua empresa. Ele realmente trabalha a melhoria do ser humano, para ter mais ganhos e vantagens. Todo o seminário acontece por meio de dinâmicas”, explicou o analista técnico do Sebrae/SC em Criciúma, João Alexandre Guze.

O Empretec já recebeu mais de 240 mil empreendedores no Brasil e passou por todos os estados. O modelo não utiliza ferramentas e sim comportamentos. Quem já está envolvido em alguma atividade empresarial pode participar, mas antes de começar, o Sebrae realiza uma entrevista de pré-seleção. Cada pessoa pode realizar apenas uma vez na vida.

“As pessoas que vão participar, um dos comportamentos empreendedor é correr riscos calculados, então quem já fez aquele exercício e entendeu a metodologia, a segunda vez que for, já terá um feedback e não será ele naturalmente. Então uma segunda participação não é permitida por não ter o mesmo efeito e resultado”, lembrou Guze.

O seminário busca exemplificar os dez comportamentos empreendedores, que incluem planejamento, comprometimento, a busca pela qualidade, a atitude diante de riscos, entre outros. Segundo Guze, a maioria dos pequenos empresários do Brasil não planeja com antecedência, mas depois correm atrás do prejuízo, então o Empretec busca equilibrar isso.

Elton Külkamp Silveira participou do Empretec em 2016 e depois disso abriu o seu negócio, o Armazém Burger Beer, em Forquilhinha. Antes, possuía uma hamburgueria e com o seminário percebeu que não estava atuando da maneira correta.

“Ele me deu um Norte. Te dá uma perspectiva de negócio, uma visão de negócio, público-alvo, cálculo sobre faturamento. Faz entender como funciona a organização de um estabelecimento, e foi isso que me ajudou, eu até já tinha um projeto. Depois do Empretec eu vi que o que eu estava fazendo estava errado, a partir disso consegui fazer dar certo”, contou.

Inscrições

Interessados podem entrar em contato com a unidade do Sebrae mais próxima e agendar uma entrevista. Em Criciúma, o telefone é o (48) 3403-2200. Já em Araranguá o número é (48) 3522-0973. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 horas e das 14h às 18 horas. Caso você não seja destes municípios, o setor de atendimento dessas unidades pode fazer o redirecionamento.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito