Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Meteoro de grande magnitude é registrado no Rio Grande do Sul

Segundo o Observatório Heller & Jung, localizado em Taquara, foi o maior avistado no Estado desde 2016
Gaúcha ZH Caxias do Sul, RS, 01/10/2020 - 07:12 Atualizado em 01/10/2020 - 07:18
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A queda de um meteoro de grande magnitude foi registrada no Rio Grande do Sul na madrugada desta quinta-feira, 1°. De acordo com o Observatório Espacial Heller & Jung, localizado em Taquara, foi o maior meteoro já registrado no Estado desde que o observatório começou a atuar em 2016. As informações são do Gaúcha ZH.

A explosão do meteoro ocorreu à 1h09min sobre a região de Caxias do Sul, na Serra. Segundo Carlos Fernando Jung, proprietário do observatório e diretor científico da região Sul da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), o meteoro entrou na atmosfera a uma altitude de 100 km, com queda a aproximadamente 114,9 km de Taquara, sem tocar o solo. Sua luminosidade foi superior à lua. 

O tamanho do meteoro ainda deve ser analisado, assim como sua velocidade, mas, de acordo com dados da Heller & Jung, cujo sistema cobre todo o Rio Grande do Sul, Uruguai, parte da Argentina, parte do Paraguai, Santa Catarina, Paraná e início de São Paulo, é a primeira vez que se registra um fenômeno de tamanha magnitude. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito