Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Menopausa: a importância do acompanhamento prévio

Projeto Elas: médica ginecologista desvenda mitos e dá orientações
Por Vitor Ávila Criciúma , 13/04/2024 - 13:33
Foto: bearfotos/Freepik
Foto: bearfotos/Freepik

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em entrevista ao programa Cá Entre Nós, como parte do Projeto Elas, a médica ginecologista Joana Scheidt destacou questões sobre o tratamento, desvendou mitos e deu dicas de hábitos para o controle da menopausa. Enfatizou a importância de procurar um acompanhamento prévio ao último ciclo menstrual.

Segundo Joana, a menopausa não acontece de repente. O corpo da mulher pode demonstrar pequenos sinais ao longo do tempo. “Não espere acontecer para buscar atendimento. O ‘motor’ não falha de uma vez, ele vai falhando aos poucos. É preciso notar os sintomas e nessa fase, dos 40 anos em diante, já é recomendado procurar uma ginecologista para ter o acompanhamento profissional”, ressaltou.

Veja a entrevista completa:

Os sintomas aparecem tanto na parte física como mental. “É possível ter dificuldade na cognição, na fala por exemplo, problemas com memória, sono, irritabilidade, aspectos depressivos, perda da libido. Além de alterações na pele, falta de colágeno e queda de cabelo”, explicou Joana.

A especialista alertou para a possibilidade de tratamento hormonal. “Hoje a gente vê que a terapia de reposição hormonal traz muito mais benefícios do que riscos, sabendo a hora de iniciar, a dose e a via de aplicação ideal. Então quando é feita a partir de um acompanhamento individualizado é possível reverter 80% dos sintomas”, analisou Joana.

Identificar a menopausa precoce

De acordo com a ginecologista, existem alguns fatores que a mulher pode se atentar para prever uma possível menopausa precoce. “A genética é mandatória. Se a sua mãe entrou precocemente é um alerta, questões cirúrgicas, mulheres que tiveram que retirar os ovários por algum motivo e também em casos de câncer”, frisou. 

Desvendando mitos

Algumas falas sobre a menopausa que são passadas de geração a geração, e algumas vezes não são comprovadas. Segundo a médica, os mitos mais comentados são: que a terapia de reposição hormonal engorda, aumenta riscos cardiovasculares e causa câncer de mama, também o receio de que a vida sexual acabará e que não conseguirá voltar a ser a mulher que era antes mentalmente e fisicamente.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito