O corpo da menina de 11 anos que caiu de um mirante no Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul (RS), foi resgatado sem vida por volta das 22h55 desta quinta-feira (10). A operação de resgate durou cerca de 10 horas e mobilizou bombeiros de diversas cidades, servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), funcionários da concessionária Urbia Cânions Verdes e voluntários montanhistas.
A criança, natural de Curitiba (PR) e diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), fazia um passeio em família quando se afastou do grupo e caiu de uma altura estimada em 70 metros, por volta das 13h30. O acidente ocorreu em um trecho da Trilha do Mirante, que possui sinalização, mas não conta com proteção contínua nas bordas.
A localização da menina foi feita com o uso de drones equipados com câmeras térmicas por volta das 17h30, em um ponto de difícil acesso. Com o apoio de uma operação coordenada em meio à vegetação densa e relevo acidentado, equipes especializadas em rapel iniciaram a descida por volta das 22h. O corpo foi içado pouco antes das 23h, encerrando a operação.
Em nota oficial, o ICMBio lamentou profundamente a tragédia e prestou solidariedade à família. “O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lamenta profundamente o falecimento da criança […] e expressa toda a solidariedade e apoio à família diante desta tragédia.” O órgão destacou que servidores do Parque Nacional da Serra Geral e da Gerência Regional Sul acompanharam a ocorrência desde o início e atuaram com viaturas e apoio logístico no local.
A operação contou ainda com a atuação do Corpo de Bombeiros de Cambará do Sul, Canela, Gramado, Caxias do Sul e Porto Alegre, além da Brigada Militar, Polícia Civil e Samu. A concessionária Urbia, responsável pela gestão turística da área, também integrou o esforço.
O Cânion Fortaleza, um dos principais atrativos do Parque Nacional da Serra Geral, tem paredões que ultrapassam mil metros de altura e recebe centenas de visitantes semanalmente. A identidade da vítima ainda não foi oficialmente divulgada. O caso será investigado pelas autoridades competentes.
Veja na íntegra a nota de pesar do Instituto Chico Mendes:
"O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lamenta profundamente o falecimento da criança de 11 anos que sofreu, nesta quinta-feira (10/7), uma queda no Cânion da Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul (RS), e expressa toda a solidariedade e apoio à família da criança diante desta tragédia.
As operações de resgate, conduzidas pelo Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, tiveram, desde o primeiro momento, o apoio do ICMBio e outros órgãos.
A equipe local do Parque Nacional da Serra Geral e da Gerência Regional do Sul acompanha o caso desde o início e apoiou o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul nas atividades de resgate, com servidores e viaturas do ICMBio mobilizados no local.
O resgate foi iniciado rapidamente após a equipe da Concessionária Urbia Cânions Verdes ser informada do ocorrido. Funcionários da concessionária, do ICMBio, do Corpo de Bombeiros e de grupos de montanhistas parceiros foram acionados para apoiar a operação.
Infelizmente, apesar dos esforços de busca, a criança foi encontrada sem vida. O ICMBio está à disposição das autoridades competentes para cooperar com a investigação sobre o caso"