Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Melhora a situação do abastecimento de água em Cocal do Sul

Município não está mais tendo que fazer o revesamento de bairros, devido chuvas da semana passada
Por Paulo Monteiro Cocal do Sul - SC, 18/06/2020 - 16:28 Atualizado em 18/06/2020 - 16:28
Foto: arquivo / 4oito
Foto: arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A difícil situação do abastecimento de água em Cocal do Sul vem melhorando, após a chuva que atingiu o sul catarinense na última semana. O município, que vinha sofrendo com a falta de água desde meados de abril por conta da forte estiagem, aos poucos vai retomando ao seu abastecimento comum.

"Melhorou muito. Nós estamos cuidando e avaliando os níveis das nossas reservas, mas paramos com os revesamentos de bairros, estamos somente pedindo para que continuem nos ajudando a economizar água", destacou o diretor da Samae, Márcio Zanette.

O município vinha tendo que fazer o revesamento de bairros para distribuição de água já há algumas semanas, para não zerar por definitivo. A chuva da última semana foi o suficiente para que o revesamento deixasse de ser feito e até mesmo para que os caminhões pipas, que ajudavam no abastecimento, fossem descontinuados. 

"Choveu em torno de 40 milímetros na semana passada, fazendo com que a barragem do Rio Cocal tivesse sua capacidadade melhorada em 40%. Foi ótimo, estamos até mais aliviados", ressaltou Márcio.

Durante o período de revesamento, alguns bairros chegaram a ficar 24 horas e 36 horas sem água. No ponto mais crítico da estiagem, alguns ficaram até mesmo 48 horas sem o abastecimento. "Foi sufocante a situação, mas agora estamos operando em condições mais normais, porém observando os níveis", declarou.

Duas das principais barragens do município, Rio Tigre e Linha Ferreira Pontes, estão sendo utilizadas somente para armazenamento - para casos de mais um longo período sem chuvas. Com isso, atualmente, Cocal vem utilizando somente de um poço e uma barragem para a distribuição d'água - que é suficiente, devido a chuva passada.

"Amanhã faremos uma nova avaliação com o corpo técnico, porque se tivermos um Rio Cocal abaixando, com certeza vamos ter que votlar com o revesamento, nem que seja por 8 horas. Não queremos chegar no estágio em que chegamos, de 36 horas sem. Vale mais a pena ficar 8 horas desabastecido", pontuou o diretor.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito