Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Médicos alertam para lotação de hospitais

Entidades da categoria emitiram nota sobre temor com colapso
Por Marciano Bortolin Criciúma, SC, 04/12/2020 - 16:37 Atualizado em 04/12/2020 - 16:40
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Sindicato dos Médicos da Região Sul Catarinense (Simersul) e a Regional Médica da Zona Carbonífera e a Associação Catarinense dos Médicos (ACM) Regional Sul manifestaram, através de nota, a preocupação com o estado atual do enfrentamento  à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Em nota, as entidades reforçam a necessidade de cooperação da população sobre os hábitos de higiene, do uso de máscara e da atenção aos grupos de risco. “Especialmente evitar aglomerações desnecessárias, considerando que Criciúma está vivenciando o momento mais crítico com relação à pandemia. 
Estamos presenciando o desrespeito aos decretos e resoluções, onde muitos expõem suas vidas e as de outros em momentos de aglomeração, em ambientes públicos e privados”, diz trecho da nota.

Ainda no texto, os médicos falam em desrespeito aos decretos e resoluções. “Muitos expõem suas vidas e as de outros em momentos de aglomeração, em ambientes públicos e privados. Exigimos que as autoridades busquem ampliar os leitos, adquirir insumos, contratar pessoal, porém é preciso que a fiscalização seja intensificada de forma urgente para o cumprimento das regras por parte dos cidadãos”, destaca a nota.


Confira a nota na íntegra:

Nota à comunidade – Entidades médicas de Criciúma e Região

 

O Sindicato dos Médicos da Região Sul Catarinense (Simersul), a Regional Médica da Zona Carbonífera e a Associação Catarinense dos Médicos (ACM) Regional Sul manifestam grande preocupação com o estado atual do enfrentamento à emergência em saúde causada pelo coronavírus. 

Com isso, reforçam a necessidade de cooperação da população no intuito de não descuidar dos hábitos de higiene, do uso de máscaras faciais e da atenção aos grupos de risco, e especialmente evitar aglomerações desnecessárias, considerando que Criciúma está vivenciando o momento mais crítico com relação à pandemia. 

 

Estamos presenciando o desrespeito aos decretos e resoluções, onde muitos expõem suas vidas e as de outros em momentos de aglomeração, em ambientes públicos e privados. Exigimos que as autoridades busquem ampliar os leitos, adquirir insumos, contratar pessoal, porém é preciso que a fiscalização seja intensificada de forma urgente para o cumprimento das regras por parte dos cidadãos. 

 

Os hospitais estão lotados e os médicos, assim como os demais profissionais de saúde, estão atendendo em condições extremas. Estamos à beira do colapso da estrutura de saúde. Isto significa que ficaremos sem leitos disponíveis em UTIs, mesmo na rede privada, o que pode levar a mortes desnecessárias de parentes e amigos. 

 

Suplicamos a todos que se cuidem e tomem todos os cuidados necessários para que, desta forma, possamos reduzir a contaminação, e o sistema de saúde consiga voltar a suportar a demanda.

As festas de fim de ano estão chegando. Passaremos por essas festividades com os hospitais ainda lotados, o que significa que poderemos começar 2021 numa situação ainda mais dramática do que foi todo o ano de 2020. 

 

As estatísticas oficiais são claras: as pessoas na faixa etária de 20 a 45 anos correspondem a grande maioria dos casos de contaminação, mas felizmente, com uma baixíssima taxa de letalidade, o que faz muitos considerarem que a infecção pelo novo coronavírus seja algo banal. Já a população com idade acima de 50 anos, mesmo com taxas de contaminação bem menores que a população mais jovem, apresenta uma chance muito maior de complicações, com internações prolongadas em enfermarias e UTIs, com uma duração média de 14 dias (nos casos onde tudo ocorre bem), podendo se arrastar por várias semanas e meses, longe de seus familiares, sem contato real e com sequelas que podem ficar para toda a vida.


E de nada adianta o distanciamento social e os cuidados dos mais velhos, se quem vai levar a doença para o interior dos seus lares são seus próprios filhos. Teremos todos que fazer sacrifícios neste fim de ano e verão próximo, evitando ao máximo as aglomerações, mesmo entre família e amigos, para que este não seja o último Natal de muitos. 

 

Que autoridades e população cumpram seus deveres e assim possamos vencer essa guerra, que é de todos. 

 

Licínio Argeu Alcântara 
Presidente do Simersul 

 

André De Luca dos Santos 
Presidente da Regional Médica da Zona Carbonífera

 

Daniel Meller Dal Toe 
Vice-presidente Distrital Sul da ACM
 

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito