Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Marcos Pontes e o foco na inovação

Dia foi de visita do ministro e astronauta, que conheceu Unesc, Satc e Bairro da Juventude
Por Redação Criciúma, SC, 29/03/2019 - 22:25 Atualizado em 29/03/2019 - 22:31
Fotos: Daniel Búrigo / A Tribuna
Fotos: Daniel Búrigo / A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Foram horas especiais para Criciúma. Na primeira visita de um ministro do governo Bolsonaro a Santa Catarina, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, esteve na Unesc, Satc e Bairro da Juventude nesta sexta-feira.

Pontes demonstrou muito entusiasmo por iniciativas para aprofundar estudos científicos nas escolas. "Tenho falado da necessidade de levar Ciência e Tecnologia para os ensinos fundamental e médio. Eu fui do ensino público, nas escolas privadas tem robótica, o que não é normal na escola pública. Daí vem o meu desejo de trazer esse aprendizado para as crianças com o programa Ciência na Escola", afirmou.

Antes de visitar a Unesc, Pontes conheceu a tecnologia de carvão limpo na Satc. "O ministro Bento (Costa de Lima, de Minas e Energia) falou da importância do carvão para o país e do meu ponto de vista, no sentido de desenvolvimento de Ciência e Tecnologia para o sustentável, a possibilidade de carvão limpo, de fazer isso", destacou.

O ministro garante que leva uma boa imagem da região. "Vocês estão na vanguarda no Brasil. Eu chutaria na América Latina. Nós temos carreiras hoje que não vão existir no futuro, pois aquele tipo de negócio não vai mais funcionar. A economia será baseada no conhecimento, ciência e tecnologia. Vocês estão demonstrando o quanto a Ciência e Tecnologia transformam para o futuro".

Pontes agradou-se do modelo de fomento à inovação executado em Santa Catarina, a partir dos Centros de Inovação que estão sendo estruturados nas regiões. "Eu identifiquei aqui um modelo que pode ser aplicado em outros lugares do Brasil. Isso para mim é extremamente importante, um modelo adaptado às vocações locais para ajudar no desenvolvimento de outros lugares. Vocês partiram na frente. É como abrir uma picada, quem vai na frente vai tomando lambada", enalteceu.

Ele enfatizou, ainda, que o orçamento está curto para 2019, o que deve dificultar investimentos de imediato. "Infelizmente eu não tenho o orçamento que gostaria de ter, e que seria necessário, mas é um trabalho que fazemos em conjunto com o Parlamento, as universidades, outras entidades. O primeiro ano é de corda no pescoço, agora é mais trabalho de coordenação, de ajudar com intermediação com outros ministérios e tenho certeza que juntos resolvemos os problemas", completou.

Ouça abaixo a entrevista coletiva com o ministro Marcos Pontes.

Confira mais detalhes da visita de Marcos Pontes a Criciúma no Jornal A Tribuna deste sábado.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito