Quem pretende aproveitar o litoral catarinense nos próximos dias deve redobrar a atenção. A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para a intensificação da agitação marítima entre a noite desta quinta-feira (2) e o sábado (4), período em que o mar ficará mais perigoso devido aos ventos fortes.
As rajadas de vento de sul podem variar entre 65 km/h e 85 km/h sobre o oceano, favorecendo a formação de ondas entre 2 e 3 metros, com picos de até 3,5 metros. A ondulação será predominante das direções sul e sudeste.
LEIA MAIS:
- Vídeo: Temporal com granizo marca a madrugada em Criciúma
- Temporais dão lugar ao frio intenso em SC; veja como fica o tempo
- Tempestades voltam a atingir SC com granizo e ventania
Segundo a Defesa Civil, o risco é considerado alto nas áreas destacadas em laranja e moderado nas regiões em amarelo para ocorrências provocadas pela agitação do mar.
Ventos fortes aumentam a força das ondas
As condições mais críticas devem ocorrer entre a noite desta quinta-feira e o sábado. Durante esse período, a combinação de ventos intensos e ondas mais altas pode oferecer riscos para embarcações, pescadores, banhistas e pessoas que circulam pela orla.
A recomendação é acompanhar os avisos emitidos pelos órgãos de monitoramento e evitar permanecer em locais onde as ondas possam avançar sobre a faixa de areia ou atingir a ciclovia.
Confira as orientações da Defesa Civil
Para evitar acidentes, a Defesa Civil orienta que a população adote alguns cuidados.
Entre eles estão:
- Evite atividades de navegação, pesca e esportes marítimos;
- Não entre no mar para banho enquanto durar o alerta;
- Evite caminhar ou pedalar na orla caso as ondas estejam alcançando a ciclovia;
- Fique atento aos avisos e alertas oficiais da Defesa Civil.
O alerta permanece válido até sábado (4), quando a tendência é de redução gradual da intensidade do mar.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!