Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Mais uma semana sem radares nem lombadas

Vencido o prazo para recurso da empresa, Criciúma segue sem monitoramento
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 25/11/2018 - 13:45
Foto: Guilherme Hahn / A Tribuna
Foto: Guilherme Hahn / A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Notificada e multada há uma semana, a empresa Focalle Engenharia Viária viu encerrado, nessa sexta-feira, o prazo para apresentar defesa ao processo movido pelo município de Criciúma, que a acusa de não ter cumprido o prazo contratado para instalar os radares e lombadas eletrônicas na cidade. A primeira previsão de operação do sistema era em 1º de outubro. Depois, retardou-se em duas ocasiões, não havendo cumprimento dos prazos.

“Eles alegam que o Inmetro não fez as operações, e que da parte deles (Focalle) está tudo em dia”, reforça o gerente da Diretoria de Trânsito e Transportes (DTT), Paulo Borges. A Comissão de Apuração de Descumprimento Contratual, instituída pela Procuradoria do município para acompanhar o caso, terá cinco dias úteis, a partir de segunda-feira, para apreciar o recurso da Focalle.

Enquanto isso, a DTT tem notícia de que a Focalle continuou trabalhando nas ruas da cidade para instalar equipamentos. “Eles seguem colocando. Eles trocaram alguns, colocaram um radar que estava faltando perto do 28º GAC, outro nos arredores do Mampituba, algumas lombadas eletrônicas também”, refere Borges. “Ontem (quinta-feira) eles estavam trabalhando na troca da parte eletrônica de uma lombada perto do Banco Santander, no Centro”, informa.

Mais infrações nas ruas

O Inmetro é convocado para aferição pela empresa, no caso, a Focalle. “O problema é que há duas pendências judiciais, a da Focalle com a prefeitura e a do Inmetro com a Focalle, então é pouco provável, enquanto continuar assim, que o Inmetro venha aferir os equipamentos”, observa Borges. Somente após desfeitos os litígios e efetuada a aferição pelo instituto é que os equipamentos serão autorizados a entrar efetivamente em operação.

Criciúma está sem o monitoramento eletrônico desde julho. Nesse período, o gerente da DTT vem observando cada vez mais flagrantes de infrações no trânsito. “Cada vez mais motoristas furando o sinal vermelho, sem qualquer cuidado nem responsabilidade. Hoje eu acredito que vai a mais de 200 infrações por dia. Quando os equipamentos funcionarem de novo, vamos ter que deixar um tempo para que as pessoas se acostumem de novo”, concluiu.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito