Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Mais um ano de garantia ao Aeroporto Diomício Freitas

RDL apresentou menor proposta na licitação lançada pela Secretaria de Infraestrutura
Por Francieli Oliveira Forquilhinha, SC, 14/01/2019 - 06:14
Arquivo / A Tribuna
Arquivo / A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Aeroporto Diomício Freitas, de Forquilhinha, continuará recebendo auxílio do Governo do Estado, pelo menos, por mais um ano. Está em processo final a licitação para a contratação de empresa para a execução dos serviços técnicos de administração, operação e manutenção do local. A menor proposta foi apresentada pela RDL Operações Aéreas Ltda, que já realiza os trabalhos no local desde 2017.

O edital, no modelo tomada de preço com apresentação de menor proposta, foi lançado no fim de novembro do ano passado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura. A RDL se prontifica a realizar as atividades no local pelo valor de R$ 848.162,52 pelo período de 12 meses, o que significa R$ 70,6 mil mensais. No início dessa semana será oficializado a vencedora e nos próximos dias, entregue a ordem de serviço.

A intenção do Governo do Estado é durante o transcorrer do contrato discutir um modelo de gestão envolvendo os municípios e usuários para que seja definida sua nova vocação e estruturação para que se tenha o modelo com sustentabilidade operacional.

Adaptação e novas características

O último voo comercial no Diomício Feitas foi em 2016, quando a Azul Linhas Aéreas optou por transferir suas operações para o Aeroporto Regional Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, que nasceu com a proposta de absorver a demanda de todo Sul.

A partir de então iniciou a busca por uma nova vocação para a estrutura localizada em Forquilhinha. A mobilização, principalmente de empresários locais, garantiu que o Diomício Freitas fosse direcionado a atender os voos particulares de menor porte. À época houve importante participação do então secretário de Infraestrutura do Estado, Luiz Fernando Vampiro, e do vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, que entenderam que o aeródromo é fundamental para o desenvolvimento da economia regional.

A RDL tem planos para o local e entre eles estão escolas de aviação para formação de comissários de bordo, por exemplo. Os maiores detalhes serão divulgados somente após a oficialização do resultado do processo licitatório.

Mas o desafio é exatamente esse, conseguir dar nova vocação à estrutura.

Obrigação da empresa vencedora

A empresa vencedora da licitação terá algumas obrigações em relação ao Diomício Freitas como manter a homologação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e garantir o funcionamento pleno e com segurança ao local.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito