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Mais estradas para mais carros

Com quase 1 milhão de habitantes, sul tem mais de 750 mil veículos em circulação
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 17/09/2018 - 21:27 Atualizado em 17/09/2018 - 21:41
Guilherme Hahn / A Tribuna / Especial
Guilherme Hahn / A Tribuna / Especial

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Circular e desenvolver. Dois conceitos que se entrelaçam no mesmo rumo do crescimento. Não há evolução econômica sem deslocar. Cargas, pessoas, produção, alimentos. Tudo precisa ir e vir. Para dar conta dos seus mais de 750 mil veículos emplacados, o sul de Santa Catarina vem usufruindo de importantes incrementos rodoviários. Que o digam os R$ 150 milhões investidos pelo Governo do Estado para tirar do papel da Via Rápida, e colocar Criciúma a apenas 8 minutos da BR-101.

“É uma obra de grande repercussão. De grande investimento. Que nasceu de um projeto há onze anos”, lembra o governador Eduardo Moreira. “Uma obra com muitos atores, e o principal deles foi a determinação”. Hoje a rodovia é uma realidade de 12,7 quilômetros com 17 viadutos e mais de 22 mil veículos circulando ao dia.

Importante fôlego para a maior frota do sul que está em Criciúma. Com seus 213 mil habitantes, a cidade contabiliza 150 mil veículos emplacados, sendo 92 mil carros. Dentro da cidade também o futuro vem aí. A prefeitura projeta lançar em 2019 os editais para licitar a construção do binário da Avenida Santos Dumont, um complexo viário de 17 milhões de dólares com financiamento internacional.

“Será possível sair do Pinheirinho pelo binário, passar pelo São Luiz, chegar na Imigrantes Poloneses que, também duplicada, estará conectada à Via Rápida”, resume a secretária de Infraestrutura de Criciúma, Kátia Smielevski. Conexão que oferecerá inteligência e novos rumos a serviço da mobilidade.

Com a Avenida Centenário no cronograma para ser revitalizada, a Rodovia Jorge Lacerda estadualizada e com projeto de recuperação, o Anel de Contorno Viário concluído na terceira e perto de licitar a quarta etapa mais a duplicação do acesso a Urussanga a caminho, o principal polo urbano do sul se prepara para a clara tendência de crescimento da frota. Hoje, Criciúma tem 0,70 veículo por habitante.

Não bastam caminhos. É preciso educar

Via Rápida entre Criciúma, Içara e a BR-101 / Foto: Daniel Búrigo / A Tribuna

Com tantos carros circulando, não é necessário apenas abrir estradas e avenidas. É preciso educar o motorista. “Com blitz educativas, palestras e exposições vamos reforçar o papel de alertar”, afirma o gerente de trânsito da Diretoria de Trânsito e Transportes (DTT) de Criciúma, Paulo Borges, referindo mais uma edição da Semana Nacional do Trânsito, que tem lugar anual no calendário de 18 a 25 de setembro, desde 1997.

Educar é importante e fiscalizar faz parte. Criciúma ganha, a partir de outubro, 119 novas faixas fiscalizadoras que serão controladas por 59 equipamentos entre radares e lombadas eletrônicas. Longe da ideia de apenas arrecadar, o papel de monitorar para ensinar tem aval federal. “Somos os responsáveis por nossos atos no trânsito e ter consciência disso é um caminho”, acentua o diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho.

Mesmo que o objetivo principal não seja faturar, Criciúma emitiu 134 mil multas nos últimos vinte meses, de janeiro de 2017 a agosto de 2018. São sete mil por mês.

Para garantir que estradas melhores vão contar com motoristas melhores, a lei está mais rígida. O aperto no cerco da Lei Seca nos últimos anos representou redução de 2,4% nos acidentes de trânsito com morte. Com isso, Santa Catarina é o terceiro estado brasileiro com maior redução em infrações à Lei Seca na última década: as ocorrências caíram 10%.

Estrada que vira avenida

Foto: Guilherme Hahn / A Tribuna / Especial

Içara cresceu no entorno de uma estrada. Com o tempo, ela se tornou a terceira rodovia estadual mais movimentada de Santa Catarina, a primeira do interior do Estado. A SC-445 ganhou, neste ano, nova cara. A ampla revitalização, na qual foram investidos R$ 9,2 milhões, dotou a Rodovia Paulino Búrigo de novo e impecável asfalto. E fez prosperar um sonho.

“Que no futuro ela seja o grande modal de união de um transporte coletivo qualificado, que não perca a característica de uma avenida para Içara já que a Via Rápida assumiu o papel de rodovia de integração da região”, pontua o prefeito Murialdo Gastaldon, sem esconder o sonho futuro dos içarenses. O projeto é converter a SC-445 em uma avenida municipal, uma versão local tal qual a Avenida Centenário para os criciumenses. De acordo com as necessidades, já que Içara ostenta a quarta frota do sul catarinense. Atrás somente de Criciúma, Tubarão e Araranguá, ostenta 43 mil veículos. Só de carros são quase 24 mil. “Nas margens da SC-445 estão nossos empregos e empresas”, assinala Gastaldon.

Com o papel importante que o IPVA exerce nas arrecadações das prefeituras, a perda do Balneário Rincão significou menor retorno para Içara. E as emancipações fazem dos jovens municípios os donos das menores frotas per capita. Enquanto o Balneário Rincão tem 0,45 veículo por habitante, em Pescaria Brava, desmembrado de Laguna em 2013, conta com 0,43. Os prefeitos fazem campanha para emplacar mais.

Ermo, a maior frota per capita

O trânsito pesado do sul / Foto: Guilherme Hahn / A Tribuna / Especial

No menor município, a maior quantidade de veículos. O curioso posto cabe a Ermo, o menor reduto urbano do sul de Santa Catarina. Com seus 2.066 habitantes, a cidade, ex-distrito de Turvo e emancipada desde os anos 90, conta com 2.366 emplacamentos, entre carros, caminhões, tratores e outros. Ou seja, é o único dos 45 municípios do sul que conta com mais veículos que habitantes. 

“Investimos R$ 2 milhões para a vinda de empresas. Atraímos o Grupo Bendo, que hoje gera mais de 500 empregos, tem mais de 500 caminhões emplacados na cidade gerando retorno maior de ICMS. Isso faz Ermo ter uma frota maior que a população”, explica o prefeito Aldoir Cadorin. “Em 2017 tivemos R$ 780 mil de retorno com impostos, em 2018 mais R$ 900, ano que vem vai passar de R$ 1 milhão, ou seja, já compensamos o investido”, comemora.

O Grupo Bendo atua no ramo de transportes mas, embora seja o grande empregador da cidade – a prefeitura, segundo maior “patrão”, emprega 180 pessoas em Ermo – há outro item que pesa na frota local: o maquinário agrícola. “Temos mais de 200 tratores emplacados”, ressalta o prefeito Cadorin, lembrando a importância de lavouras de arroz e outras culturas para o progresso do município.  

O contorno viário de Tubarão em obras e a duplicação da BR-101 sul com seus impactos já consolidados são outras realidades recentes do cotidiano que preparam o sul para mais carros e caminhões nas ruas. “A conurbação está chegando”, avisa o governador Eduardo Moreira. Por essa conclusão, o sul se empenha para estar com caminhos abertos para o desenvolvimento que acompanha.

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