Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Mais de 30% das quedas de energia acontecem por problemas com a vegetação

Celesc orienta consumidores sobre cuidados com plantio e manutenção de árvore
Por Clara Floriano Criciúma - SC, 27/02/2018 - 09:52 Atualizado em 27/02/2018 - 11:15
(foto: divulgação Celesc)
(foto: divulgação Celesc)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Mais de 30% dos desligamentos de energia em Santa Catarina são ocasionados por queda de árvores, galhos e cascas de plantas sobre cabos da rede elétrica. A Celesc busca orientar os consumidores sobre cuidados no plantio e manutenção das árvores, tanto em cidades quando em áreas rurais, para prevenir acidentes e conscientizar a população.

Em áreas particulares, a poda e manutenção da vegetação é responsabilidade do proprietário do imóvel. O que é plantado em áreas públicas, como calçadas, canteiros e praças, deve ser mantido pelas prefeituras.

A vegetação nativa, protegida por lei ambiental, só pode sofrer intervenção quando oferecer risco à vida das pessoas que vivem os circulam no entorno. Desta forma, o Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil devem ser acionados para realização do procedimento.

Nas áreas críticas do estado, a Celesc também faz sua parte com trabalho de poda e roçada. Segundo a empresa, em 2017 mais de R$ 16 milhões forem investidos neste serviço em áreas rurais e urbanas.

“Isso já vem de alguns anos, apesar de que nos últimos ser destinado uma verba considerável para esse tipo de problema. Na nossa regional nós temos, na área de alta tensão, uma equipe terceirizada que faz esse serviço. Na área de distribuição também temos uma empresa que faz o corte de árvores. Mas nós continuamos tendo um percentual muito alto desses problemas. E não podemos cortar qualquer árvore que ameace a rede elétrica, então fazemos a poda. Esses problemas são os maiores causadores de desligamentos da rede elétrica. Temos um controle diário em cima desses itens”, comentou Jânio Canela, gerente regional da Celesc.

Confira as dicas da Celesc sobre como agir com a vegetação:

- Optar por espécies de pequeno porte (máximo 5 metros de altura) para evitar que alcancem os fios elétricos;

- Manter distância segura entre as plantações de árvores de grande porte e a rede elétrica, em especial nas regiões de reflorestamento (mínimo 20 metros para cada lado do eixo da rede elétrica);

- Informar à Celesc antes de realizar corte de árvores de grande porte próximas à rede elétrica para receber suporte;

- Isolar local e impedir aproximação de pessoas ou animais caso um fio de energia arrebente e caia; além de informar imediatamente a Celesc pelo 0800 48 0196;

- Verificar se equipamentos agrícolas com partes móveis estão em distância segura da rede elétrica;

- Evitar queimadas próximo a postes e fios, tanto o fogo quanto o calor podem causar curto circuitos.

(Imagem: divulgação Celesc)

Com informações da Assessoria de Comunicação Celesc.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito