Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Mais de 3 mil pessoas passam pela 4ª Parada LGBTQIA+ de Criciúma

Realizada na Rua da Gente, evento contou com participação de artistas e público de todo o estado
Por Redação Criciúma, SC, 10/07/2022 - 18:41
Foto: Giovane Marcelino
Foto: Giovane Marcelino

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A 4ª edição da Parada LGBTQIA+ de Criciúma registrou bons números de visitantes e finalizou mais uma edição com saldo positivo. Realizada na tarde ensolarada deste domingo, dia 10, o evento contou com a participação de mais de 3 mil pessoas. Artistas de diferentes municípios de Santa Catarina, além de participações de pessoas do Rio Grande do Sul e São Paulo também marcaram as atividades realizadas na rua da Gente.

A proposta da Parada LGBTQIA+ foi continuar no combate ao preconceito e também proporcionar um local de atividades artísticas aos visitantes. "Nossa proposta é reunir as pessoas que lutam todos os dias contra o preconceito para que juntos possamos ampliar esse assunto e crescer no combate a LGBTQIA+fobia", destacou a vereadora de Criciúma, Giovana Mondardo.

Sindicatos, ONGs, pessoas civis e todos aqueles que lutam contra o preconceito se mobilizaram durante semanas para planejar o evento. Diferentes comissões foram criadas para organizar o evento, que também se encaixa alusivo ao mês da diversidade, lembrado no mês de junho.

Apresentações

A tarde de apresentações contou com 18 artistas que performaram no trio elétrico e também junto ao público. Transformistas, cantores e DJs deram o recado contra o preconceito e pela liberdade de serem quem são.

Ao todo, participaram artistas de cidades da região sul de Santa Catarina, além de artistas da região de Florianópolis e falas de organizações de Chapecó, no oeste, e do grupo Mães pela Diversidade, Conselho de Psicólogos pela Diversidade, entre outros que tiveram espaço de fala para contribuir com a Parada.

Economia

Além das atrações culturais presentes na Rua da Gente, a Parada LGBTQIA+ contou com comerciantes da região e também de outras cidades que estiveram com produtos especialmente à venda para as mais de três mil pessoas que passaram pelo local.

Bandeiras, alimentos, copos, toalhas, adesivos e outros objetos foram colocados à venda por comerciantes que já estiveram na edição do ano passado e que agora, retornam para também se consolidarem na realização anual do evento.

Rota da Diversidade

A partir da organização da Parada LGBTQIA+ de 2022, surgiu a ideia da criação da Rota da Diversidade, que são parceiros que apoiam a causa e que também disponibilizam empregos para pessoas que muitas vezes não possuem oportunidades no mercado formal.

Uma rota de bares e restaurantes e empresários apoiadores da causa segue se formando e tem o intuito também de oferecer segurança a essa população, que por muitas vezes sofre medo de qualquer atentado de homofobia. "Seguimos com ações para a população LGBTQIA+ e essa rota também é um dos compromissos com todos", finalizou Giovana. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito