Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Mais de 3 mil animais são castrados em Criciúma em cinco meses

Núcleo de Bem-Estar Animal está ampliando capacidade do pós-operatório
Por Renan Medeiros 02/02/2024 - 14:42 Atualizado em 02/02/2024 - 14:42

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Criciúma passou a marca das 3 mil castrações em cinco meses de funcionamento do programa “Castração é a Solução”, realizado pela Prefeitura. A iniciativa utiliza um “castramóvel” para realizar os procedimentos diretamente nos bairros.

O coordenador do Núcleo de Bem-Estar Animal de Criciúma, Christophe Maximiano de Lima, concedeu entrevista ao programa Adelor Lessa, da rádio Som Maior. Segundo ele, a organização e a demanda do programa já agenda fechada até julho.

Ouça a entrevista completa (o texto continua a seguir):

A operação do programa envolve a colaboração das associações de bairro para o agendamento das castrações, garantindo que o serviço alcance efetivamente a população animal necessitada. "A gente disponibiliza sempre de 100 a 120 vagas por dia, geralmente a gente faz sábado e domingo ou só um sábado", detalhou Christophe.

Na avaliação do coordenador, o sucesso do programa também se deve à parceria com protetores de animais, para os quais não há limites no número de castrações. “Se eles tiverem 50 animais que eles consigam castrar na rua, nós somos parceiros. Enquanto eles precisam, as portas estão abertas", informou. Para as demais pessoas, o limite é de quatro por mês.

De acordo com Christophe, já há planos para aumentar a estrutura destinada ao pós-operatório, o que é um gargalo para as atividades de castração. "Está em plena construção lá, quatro espaços bem grandes, 40 (metros) por 15, onde uma dessas baias será destinada aos protetores", explicou.

Cristophe também apelou à compaixão da comunidade pelos animais de rua, encorajando a oferecer ajuda em vez de hostilidade. “Não existe animal de rua, existe animal que um ser humano colocou na rua. Os bichinhos não têm culpa”, afirmou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito