Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Mais de 170 doações de sangue

Projeto Anjos do Futsal e Hemosc reúnem doadores em campanha com professores
Por Lucas Renan Domingos Criciúma, SC, 20/12/2018 - 10:00
Núcleo do projeto da cidade de Morro da Fumaça foi o que mais conseguiu doações/Foto: Bruna Borges/A Tribuna
Núcleo do projeto da cidade de Morro da Fumaça foi o que mais conseguiu doações/Foto: Bruna Borges/A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O projeto Anjos do Futsal é uma iniciativa que visa trabalhar o lado social por meio do esporte. São 22 núcleos do projeto distribuídos em 18 cidades, que vão desde a cidade de Lauro Müller até São João do Sul. Ao todo são 1.120 crianças que participam durante todo o ano de escolinhas do esporte, focadas na formação de atletas e cidadãos. Anualmente, uma ação social é realizada pelo Anjos de Futsal, em 2018 a parceria foi com o Hemosc.

Por meio da ação “Empresa Solidária”, que reúne mais de 200 empresas amigas do hemocentro, a Anjo Tintas, Unesc, Bistek, Monello e Carvão Mineral se envolveram em uma gincana movimentando os professores do Projeto Anjos do Futsal. “Lançamos em agosto a campanha para doar sangue com o nome Precisamos de Jogadores com seu Tipo – Doe Sangue”. Cada professor dos núcleos deveria conseguir pelo menos cinco pessoas dispostas a fazer a doação. Isso resultaria em, no mínimo, 110 bolsas de sangue”, explicou Jean Reis, coordenador do projeto.

O resultado foi maior que o esperado. “No fim, conseguimos 218 candidatos, mas apenas 179 estavam aptas a doar. Nossa meta foi ultrapassado, porque os professores que mais conseguissem doadores, teriam uma premiação”, disse Reis. As cidades que mais tiveram representatividade foram Morro da Fumaça, com 25 candidatos, Treviso, com 21 e Cocal do Sul, com 19.

Conscientização e desmistificações

Maria Regina Buttner, responsável pelo setor de captação do Hemosc de Criciúma, comemorou os frutos da ação. “Foi muito importante para equilibrar o nosso estoque. Mas, mais do que isso, movimentou doadores de toda a região. Desta forma, muitas pessoas que antes tinham medo, passaram a ser doadores. Tem gente que doou mais de uma vez durante a campanha”, destacou.

A Unesc foi uma das apoiadoras da ação. A parceria entre a universidade e o Projeto Anjos do Futsal já existe há tempos. “Como a Unesc é uma universidade comunitária, não tinha como a gente ficar de fora de mais essa iniciativa. Até porque trabalhamos o lado social em todos os municípios do extremo sul catarinense e a campanha contemplou bem essa região”, evidenciou o assessor de extensão, cultura e ações comunitárias da Unesc, Rafael Amaral.

Iniciativa continua

Mas a parceria entre Projeto Anjos do Futsal e Hemosc ainda não terminou neste ano. “No próximo dia 29 vamos abrir o hemocentro para um dia de captação. Serão todos os Hemosc de Santa Catarina abertos no mesmo dia. Em Criciúma, os 100 primeiros que forem doar, das 8h às 16h, ganharão uma camiseta da campanha”, completou Maria Regina.

“Acho que no esporte já estamos dando resultado. Mas não podemos esquecer o social. Do Anjos do Futsal já saíram quatro atletas que passaram pela Seleção Brasileira e outro que joga pela Seleção do Catar. Além de outros profissionais de grandes clubes pelo mundo”, finalizou Reis.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito