Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Mais de 100 mil abelhas sem ferrão estarão na AgroPonte; criação pode ser feita em casa 

AgroPonte acontece de 16 a 20 de agosto, no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti
Por Redação Criciúma, SC, 12/08/2023 - 13:16
Foto: Rafaela Custódio/Traquejo Comunicação
Foto: Rafaela Custódio/Traquejo Comunicação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Como não apresentam risco para as pessoas, as abelhas sem ferrão podem ser manejadas em áreas urbanas e poderão ser vistas e conhecidas na 12ª edição da AgroPonte, em Criciúma. Em Santa Catarina, existem cerca de 30 espécies de abelhas sem ferrão. 

A AgroPonte acontece de 16 a 20 de agosto, no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma. Entre os 280 expositores espalhados por 30 mil metros quadrados de área, estará Marcelo Passos, meliponicultor e residente de Balneário Gaivota. 

"Trabalho com abelhas sem ferrão comercialmente há 15 anos. Qualquer pessoa pode iniciar a criação de abelhas sem ferrão, mesmo em apartamentos, igual a um cachorro, por exemplo. Basta ter um mínimo de plantas que provém alimento", explica. 

Para Passos, a preservação dessas espécies de abelhas sem ferrão é fundamental para a polinização, manutenção de plantas nativas e o desenvolvimento dos biomas brasileiros. "A criação racional oferece um grande potencial econômico, além de dispensar uma série de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) obrigatórios no manuseio de abelhas apis (abelhas com ferrão)", comenta. 

O meliponicultor conta com um projeto chamado de 'Abelha na Escola', que busca ensinar professores e estudantes sobre a importância das abelhas nas cidades de Turvo, Balneário Gaivota, Laguna e Torres. "O 'Abelha na Escola' instrui a escola quanto à existência das abelhas nativas. São abordados temas como espécies, alimentos, como preservar e quais produtos e serviços elas oferecem à sociedade", ressalta.

Os visitantes da AgroPonte encontrarão mais de 10 espécies de abelhas sem ferrão. "Estarão disponíveis para visitação na feira ou em indivíduos mais de 100 mil abelhas. A expectativa é grande em participar novamente desta edição da AgroPonte, pois a visibilidade e a oportunidade são imensuráveis. É a segunda vez que temos esta oportunidade, a primeira pela Associação de Meliponicultores do Eixo Sul (Amelsul)", destaca. 

A AgroPonte tem como objetivo reunir os setores de agronegócio, agricultura familiar, indústrias e tecnologia. "São 280 expositores, ou seja, teremos muitos atrativos ao longo dos cinco dias de feira. É um momento de unir todos esses setores em apenas um ambiente e oportunizar a Santa Catarina uma vivência diferente", comenta a diretora comercial da NossaCasa Feiras e Eventos e responsável pela organização da AgroPonte, Jaqueline Backes.

Ingressos

Os ingressos poderão ser adquiridos no local da feira. As entradas custam R$ 10. Além disso, crianças menores de 12 anos de idade devem estar acompanhadas dos responsáveis e não pagam ingresso. Todos os 280 expositores receberão convites e poderão distribuir para seus convidados e parceiros.

Horários de visitação da AgroPonte

  • Quarta-feira (16/08): 16 às 22 horas
  • Quinta-feira (17/08): 14 às 22 horas
  • Sexta-feira (18/08): 14 às 22 horas
  • Sábado (29/08): 10 às 22 horas
  • Domingo (20/08): 10 às 18 horas

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito