Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Mais 50% de partos no HMISC entre fevereiro e maio

Hospital alcançou recentemente a marca de mil nascimentos em Criciúma
Por Redação Criciúma, SC, 06/06/2019 - 14:17 Atualizado em 06/06/2019 - 14:20
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Nesta quinta-feira,6, estão sendo realizados atendimentos de fonoaudiologia no ambulatório do Hospital Materno Infantil Santa Catarina aos bebês nascidos na maternidade do HMISC. Entre os exames, estão os testes da orelhinha e da linguinha. “O ambulatório está cheio de pacientes”, conta, feliz, o diretor Danilo Pavarine. Afinal, a demanda de atendimentos está cada vez maior. Em fevereiro, 184 crianças nasceram no Santa Catarina; em março, 224; em abril, 239; e, em maio, 276 – um aumento de exatos 50% no período.

Administrado pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, o Hmisc atualmente conta com bateria completa de triagem auditiva para os recém-nascidos. O teste da orelhinha avalia a atividade das células ciliadas externas da cóclea, estrutura responsável pela audição. Além da parte periférica da audição (teste da orelhinha), avalia-se também a parte central. Os bebês expostos a fatores de risco são avaliados com o Bera/Peate (Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico), avaliação que permite descrever a velocidade de passagem do estímulo no nervo auditivo pelo tronco encefálico. “Desta forma, a identificação precoce de problemas auditivos fica completa”, observa o diretor.

Já o Teste da Linguinha é um exame feito no bebê para identificar alterações no frênulo lingual, uma pequena membrana que fica embaixo da língua e a conecta com o assoalho da boca. “Essa avaliação serve para diagnosticar a língua presa, um problema que não prejudica apenas a fala, como também proporciona desmame precoce, dificuldade de ganho de peso e engasgos”, explica Pavarine.

Partos

Se entre fevereiro e maio o número de nascimento nos hospital aumentou 50%, ao mesmo tempo o hospital vem incentivando as mães a realizarem partos normais.  Em fevereiro foram feitas 86 (46,7%) cesarianas e 94 partos normais, além do nascimento de quatro gêmeos. Já em maio, a quantidade de cesáreas foi equivalente a 39,1% de um total de 271 procedimentos – mais cinco gemelares.  Em março, as cesáreas responderam por 44,3% e em abril por 44,6%. “As gestantes estão sendo orientadas a optar pelo parto normal”, explica Pavarine.

Independente do procedimento, todos os recém-nascidos passam pelos exames de fonoaudiologia no ambulatório do Hmisc. Os atendimentos são realizados semanalmente às segundas de manhã, terça às tarde e quintas o dia todo. Para esta quinta-feira estão programados 44 atendimentos. Referência para nascimentos em Criciúma e região via Sistema Único de Saúde (SUS), a capacidade do hospital é de 300 partos mensais.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito