Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Mais 120 formados na Turminha do Futuro

Cerimônia de encerramento da versão 2018 do projeto ocorreu ao longo dessa semana em quatro escolas
Por Redação Criciúma, SC, 01/11/2018 - 15:29
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

“Sou Turminha do Futuro, sou criança consciente. O que eu aprendi, vou levar a toda gente. Eu prometo!”, esse foi o juramento que 124 crianças fizeram ao longo dessa semana durante a cerimônia de encerramento do Projeto “Turminha do Futuro – Rumo ao Mundo do Saber”. Os alunos das escolas Antônio Mangili, Pelotão da Esperança, Dionízio Milioli, Antônio Milanez Netto e Marechal Rondon receberam o certificado de participação.

Segundo a autora do projeto, Iracema De Lorenzi Cancelier Zomer, mesmo depois de mais de 10 anos de funcionamento o projeto ainda tem muito efeito. “Os empresários fizeram muito bem, para as crianças, para os pais e comunidade em termos de educação e valores”, completa ela. Durante o ano os alunos participaram de sete viagens de estudo, iniciando na história e terminando na parte político administrativo de Criciúma.

As crianças ganham dois livros, que contam em detalhes tudo o que elas vivenciaram na viagem, além de mochila, estojo, lápis e borracha. De acordo com o presidente da ACTU, David Mário Tiscoski, esse é um projeto de grande responsabilidade social. “Estamos fazendo um grande esforço para manter o projeto. A educação nos ajuda ao longo da vida, esse contato que os alunos tiveram irá facilitar a informação quando precisarem”, salienta Davi.

 A pedagoga do projeto, Marlene Marcos Larangeira, parabenizou todas as turmas que formaram neste ano. “Ver os olhinhos brilhando é muito gratificante, cada escola tem sua particularidade, mas o encerramento é sempre muito emocionante”, aponta Marlene. A diretora da escola Dionízio Milioli, Marlene Pizzeti de Souza, enfatizou o fato de o Projeto atentar para formar cidadãos mais comprometidos com o planeta. “Por ter prática e teoria o aprendizado flui melhor, eles nunca vão esquecer o que aprenderam aqui”, acrescenta.

Para o aluno Davi Pacheco Carvalho, de oito anos, a viagem beneficiou muito o conhecimento. “Eu não imaginava que a nossa cidade tinha tanta relação com o carvão, por isso minha viagem preferida foi a Mina de Visitação. O trabalho da Iracema foi muito bom, ela conseguiu mostrar muito de Criciúma pra gente”, explica o estudante. Já a avó de Davi, Jadna Espindola Pacheco, conta que sem o projeto seria quase impossível as crianças conhecerem tudo isso. “Meu filho já tinha participado e agora meu neto, tenho que agradecer aos responsáveis pelo projeto, que é de extrema importância para a educação”, finaliza.

Saiba mais sobre o projeto

A Turminha do Futuro é uma iniciativa das empresas do Transporte Coletivo Urbano de Criciúma (Auto Viação Critur, Expresso Coletivo Forquilhinha, Expresso Rio Maina e Zelindo Trento & Cia – ZTL) e visa mostrar a história de Criciúma aos alunos participantes. Durante a viagem, eles conhecem a cidade, como os aspectos físicos, econômicos, históricos e territoriais. Além dos aspectos culturais, folclóricos e turísticos, assim como os serviços públicos e os poderes políticos e administrativos.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito