Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Maior produtividade e faturamento para micro e pequenas empresas do Sul

Com metodologia do Sebrae/SC, Programa Brasil mais oferece soluções para melhorar a gestão e inovar processos por meio de ações rápidas e de baixo custo
Por Redação Criciúma, SC, 08/10/2021 - 15:46
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Micro e pequenos empresários interessados em melhorar a gestão e a produtividade de seus negócios podem se inscrever em um novo ciclo do Programa Brasil Mais. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Ministério da Economia, Sebrae, Senai e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), sendo que, no Sebrae/SC, é operacionalizada com a metodologia do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI). A inscrição é gratuita e segue até 30 de outubro no site www.gov.br/brasilmais.

“As vagas são limitadas e a seleção dos candidatos respeita a ordem de inscrição. As empresas qualificadas no processo recebem da Gerência Regional Sul do Sebrae/SC orientação técnica especializada, durante quatro meses, em áreas como transformação digital; marketing; administração de dados e metas; processos operacionais; práticas sustentáveis; entre outras”, explica a gestora do Brasil Mais na região da Amurel, Daniela de Souza Corrêa.

O balanço do ciclo 1 da iniciativa, realizado entre novembro de 2020 e fevereiro de 2021, com mais de oito mil empresas de todo o país, demonstra a eficiência do programa. O relatório aponta que 48% das micro e pequenas empresas integrantes do Brasil Mais tiveram redução de custos, sendo que 20% delas conquistaram melhorias na gestão, além de um aumento médio de 52% na produtividade e 18% no faturamento.

“São resultados diretamente ligados a uma nova forma de gerir, com base em indicadores e processos de inovação. O programa atua na solução das principais dores das MPEs, como por exemplo: melhoria de processos; gestão financeira; redução de custos; vendas online; prospecção de clientes”, pontua o gerente regional Sul do Sebrae/SC, Murilo Gelosa.

A Clini-X, de Tubarão, é um case do programa. Ao ser contratada em 2020 para gerenciar a parte administrativa da clínica especializada em radiologia, Juliana de Carvalho percebeu que a empresa, já consolidada, com mais de 30 anos no mercado, precisava se reposicionar e atualizar processos. Em poucos meses de participação no programa e consultoria especializada, a gestão financeira do negócio foi reestruturada, o atendimento aos clientes ganhou um salto de qualidade com a implantação de tecnologias de baixo custo, e o estoque foi otimizado eliminando prejuízos com o desperdício de materiais.

“Quando se fala em inovação é comum pensarmos em tecnologia. Mas inovar também é aprimorar processos, produtos e serviços. É buscar fazer mais e melhor aquilo que se faz no dia a dia. Aqui na empresa conseguimos resultados de alto impacto com soluções simples, de baixo custo, graças à consultoria especializada do Sebrae/SC”, comemora.

Sair do operacional para pensar estrategicamente

Satisfeita com os resultados do Brasil Mais, a gestora da Clini-X decidiu ampliar o processo de inovação com a contratação de uma consultoria financeira para a empresa. Esse é mais um benefício que o Sebrae/SC disponibiliza aos participantes do programa: 70% de subsídio em consultorias em gestão e tecnológicas, via Sebraetec.

“A maior lição que aprendi com o projeto foi sair do operacional, daquela rotina atarefada, para pensar o negócio de forma estratégica e encontrar soluções, isso é fazer gestão”, pontua Juliana.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito