Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Maggiofest 2019: Casa da Nona é preparada para receber os visitantes

Festa vai comemorar os 57 anos de emancipação de Morro da Fumaça
Por Redação Morro da Fumaça - SC, 08/05/2019 - 12:40
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Atração que promete ser um dos pontos altos da Maggiofest 2019, em Morro da Fumaça, a Casa da Nona está em reta final de preparação. Com atenção a cada detalhe, os artesãos do Departamento de Cultura trabalham na confecção das peças que estarão no interior e no exterior da estrutura erguida ao lado do Paço Municipal Prefeito Auzílio Frasson.

Como não poderia ser diferente, a Nona e o Nono terão muitas companhias, como o cavaleiro, várias réplicas de animais e, para este ano, a novidade será o mineiro. "Não podemos esquecer de nossas origens e daqueles que contribuíram e contribuem ainda hoje com Morro da Fumaça. É o caso da fluorita, da agricultura e da cerâmica que estarão representados na Casa da Nona", revela a diretora de Cultura, Rosangela Pagnan Maragno, a Danda.

Todas as peças colocadas no local são feitas por artesãos da cidade com material reciclável, muitos doados. "Temos uma grande parceria com a comunidade que sempre contribui com o nosso trabalho", relata Danda, acrescentando que, inclusive, as pedras de fluorita foram doadas por ex-mineiros. "Por mais que a fluorita fosse abundante em Morro da Fumaça, hoje é difícil encontrar. Por isso agradecemos os ex-mineiros Adenor Serafin e Luciano Casagrande que nos doaram estas pedras. Dá orgulho ir em outros estados do país e ver que lá tem a fluorita exposta dizendo que saiu de Morro da Fumaça, então porque não valorizá-la aqui?", enfatiza.

A própria estrutura é reaproveitada já que no Natal torna-se a residência do Papai Noel e na Toca do Coelho, na Páscoa. "Temos grandes talentos na nossa terra e eles fazem uma grande transformação para deixar tudo lindo em cada época do ano", completa Danda.

A Maggiofest, que comemora os 57 anos de emancipação político-administrativa de Morro da Fumaça e os 115 de colonização do distrito de Estação Cocal terá início na quinta-feira, dia 16, seguindo até a segunda-feira, dia 20, feriado municipal. Além da Casa da Nona, muitas outras atrações fazem parte da programação. Nos próximos dias a estrutura do evento começará a ser montada.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito