Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Lugares [in]visíveis: a arte que revela Criciúma

Exposição na Galeria Willy Zumblick imagens ocultas da cidade

Por Redação Criciúma, 06/06/2025 - 18:21 Atualizado há 11 horas
Foto: Andressa Gomes Flor
Foto: Andressa Gomes Flor

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A partir do dia 11 de junho de 2025, Criciúma será palco da exposição “lugares [in]visíveis”, das artistas visuais Andressa Gomes Flor e Laura Goulart. As obras estarão expostas ao público na Galeria de Arte Contemporânea Willy Zumblick, localizada no Centro Cultural Jorge Zanatta, até o dia 08 de julho de 2025, com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e de 13h30 às 17h.

A abertura solene acontecerá na noite do dia 11 de junho, às 20h, com a presença da equipe técnica do projeto, autoridades e convidados. O momento marca oficialmente o início da exposição e será um espaço de reflexão, celebração da arte e da memória local do município.

A exposição reúne mais de 20 obras, incluindo fotografias, colagens, desenhos, serigrafias, cerâmicas e outras expressões, que provocam uma reflexão consciente sobre os espaços da cidade. As artistas exploram os vestígios do passado, as memórias, as ruínas e os patrimônios esquecidos de Criciúma, propondo um novo olhar sobre aquilo que, muitas vezes, se torna invisível no nosso cotidiano.

O prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, reforça a importância de iniciativas como essa para a valorização da cultura e da história local. “Criciúma tem uma riqueza histórica e cultural que precisa ser constantemente lembrada, valorizada e preservada. A exposição ‘lugares [in]visíveis’ cumpre um papel fundamental nesse processo, ao valorizarva identidade da nossa cidade”, ressalta o prefeito.

Segundo as artistas, a proposta nasceu do desejo de materializar suas pesquisas sobre memória, patrimônio e identidade. O projeto foi viabilizado por meio do Edital de Chamamento Público nº 01/2024/FCC, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB (Lei nº 14.399/2022). Como parte da contrapartida social, estão previstas quatro mediações culturais abertas ao público, que serão divulgadas nas redes sociais das artistas.

“Queremos proporcionar uma experiência que provoque reflexão. É um convite para que as pessoas observem sua própria cidade, resgatando histórias e sentidos que estão nos espaços e que, muitas vezes, passam despercebidos”, destacam Andressa e Laura.

A presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Cristiane Maccari Uliana Zappelini, destaca que a exposição reforça o compromisso da instituição em fomentar a arte local. “Nosso papel, enquanto Fundação Cultural, é justamente promover espaços que estimulem a reflexão, a preservação da memória e a valorização dos artistas locais.”, afirma.

Além do horário de visitação regular, visitas guiadas e mediações culturais podem ser agendadas pelo instagram @portfolio_andressa ou pelo WhatsApp (48) 99908-6323.

Colaboração: Amanda Souza

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito