Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

“Lockdown” da Amurel pode ter impacto econômico na Amrec

Queda na arrecadação de ICMS na região acaba impactando também em outros municípios
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC , 20/07/2020 - 15:58 Atualizado em 20/07/2020 - 15:59
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A suspensão de atividades decretada na Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) poderá ter impactos econômicos também na Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). Isso porque, com o fechamento do comércio na região vizinha, a redistribuição estadual do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) poderá ser ainda menor.

“O ICMS que pagamos vai para um bolão do Estado, e ele redistribui esse ICMS pago para os municípios conforme o índice. Aquele ICMS que deixa de ser arrecadado pela indústria e comércio da Amurel, por exemplo, também deixa de ser distribuído para a região da Amrec”, declarou o coordenador econômico da Amrec, Ailson Piva.

O mesmo impacto econômico vale para qualquer suspensão de atividades comerciais e industriais em Santa Catarina, já que o ICMS é arrecadado de uma forma única pelo Estado para, então, ser redistribuído. O recente fechamento da Amurel, então, preocupa a região carbonífera para os próximos meses, já que os municípios vinham em uma certa retomada econômica.

Nos meses de abril e maio a Amrec teve a pior queda do ICMS, devido o pico da pandemia. “A circulação de mercadorias e venda de mercadorias tributadas pelo ICMS diminuiu 25% em maio. Em junho esse índice foi em torno de 3%, então já tínhamos uma recuperação econômica. A previsão para julho era de um acréscimo de 1%”, pontuou Piva.

Apesar de ainda ser um crescimento pequeno quando comparado ao quanto que a região vinha registrando nos meses de janeiro e fevereiro, entre 7% e 8%, o 1% de acréscimo em julho indica uma retomada - ainda ameaçada pelo novo coronavírus. “Por enquanto estamos positivos, mas é esperar agora, a partir dos novos números depois do fechamento de Tubarão, para ver se permanesse nesse 1%.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito