Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Livrarias Curitiba e Catarinense promovem contação de história gratuita para crianças

A "Hora do Conto" acontece todos os sábados, nas lojas do Nações Shopping
Por Redação Criciúma, SC, 10/06/2023 - 19:28
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Há mais de 20 anos foi criado o projeto "Hora do Conto" que acontece em todas as 22 lojas de shopping da Livrarias Curitiba e Catarinense, espalhadas por SC, PR e SP. O projeto é um incentivo à leitura para os pequenos, que inclui contação de histórias, atividades e muita diversão. Em Criciúma, o projeto acontece todos os sábados no Nações Shopping. 

"Com a criação da Hora do Conto, muitas gerações foram pela primeira vez a uma livraria, descobriram como é incrível o mundo dos livros e aproveitaram o momento único, proporcionado pelas contadoras de histórias", explica a diretora de Varejo, Rute Pedri.

Os encontros são mediados por contadoras de histórias, pessoas capacitadas para lidar com o público infantil. Professores, atores, pedagogos, palhaços fazem parte da equipe e levam a melhor experiência possível para os pequenos leitores.

"A intenção é formar o leitor do futuro e aproximar os pequenos do incrível universo que os livros oferecem, por isso, contamos com os contadores de história, que além da formação e capacitação, possuem muito amor pela ação. A Hora do Conto transforma pessoas!", completa Rute. 

Criar novos ouvintes

Camila Canassa é uma das contadoras de história do Grupo Livrarias Curitiba e conta que o projeto tem uma grande importância para ela. "O projeto trabalha muito a formação de ouvintes, por que no mundo de hoje a gente tem um barulho muito grande vindo das mídias, de uma forma geral, e o silêncio de ouvir é um hábito que muitas vezes se perde, a própria criança perde essa formação do ouvir. Então, o projeto tem esse valor de formar ouvintes entre as crianças e formar também leitores, além de trazer esse universo lúdico para a criança, já que os contadores contam essas histórias de uma forma artística, o que acaba dando também essa oportunidade para os contadores de história profissionais mostrarem o seu trabalho".

Como funciona 

As contações acontecem todos os sábados no Nações Shopping, das 15h às 16h, de forma gratuita e vão até 25 de novembro, último sábado de novembro. Crianças de todas as idades podem participar, acompanhadas dos pais ou responsáveis. No ano de 2022 foram mais de 900 contações de histórias e mais de cinco mil crianças passaram pelo projeto, contabilizando todas as lojas.

"O Projeto Hora do Conto é um presente para as famílias. É um momento para se conectar com o outro, aguçar a imaginação e praticar a escuta. Acredito que o potencial do projeto está em colocar as pessoas juntas, olhando no olho e compartilhando os sentimentos da vida por meio dos personagens das histórias. É um tempo de qualidade, e, tempo nos dias de hoje, nesse mundo tão dinâmico, rápido e cheio de informações, é um presente valioso. Vale muito participar dessa experiência", explica Adriane Foster, que também é uma das contadoras do projeto. 

Folhas de atividade e "Meu Primeiro Livro"

Outro projeto incluso na Hora do Conto é o "meu primeiro livro". A cada contação, as crianças que participarem ganham folhas de atividades para colorir. Após ir em quinze contações, consecutivas ou não, e juntar quinze atividades, a criança terá direito a ter elas encadernadas em um livrinho exclusivo feito pela Livrarias Curitiba e Catarinense.

Carteirinha de presença 

Quando vai na contação pela primeira vez, a criança ganha uma carteirinha de presença, que deve ser levada em todas as contações. Depois de 6 presenças na carteirinha, será entregue um brinde especial para a criança. 

Serviço

  • O que: Hora do Conto
  • Quando: Todos os sábados, das 15h às 16h
  • Onde:  Na Livrarias Curitiba do Nações Shopping de Criciúma 
  • Quanto: Gratuito

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito