Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Ligação para prevenção ao suicídio passou a ser gratuita

Serviço está disponível 24h por dia, através do telefone 188
Por Clara Floriano Criciúma - SC, 03/07/2018 - 10:07 Atualizado em 03/07/2018 - 12:48
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Desde esta segunda-feira (2) as ligações para o Centro de Valorização à Vida, entidade sem fins lucrativos e que auxilia na prevenção do suicídio, passaram a ser gratuitas em todo o Brasil.  A mudança veio de um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Saúde, assinado no ano passado, que permite o acesso gratuito ao serviço, prestado pelo telefone 188.

“Estamos todos exultantes, pois agora o projeto trabalhado com tanto afinco há muitos anos tem a cobertura nacional através do 188. A ligação é gratuita e o serviço está disponível 24h por dia. Recentemente, os quatro últimos estados que faltavam ser inclusos nesta rede nacional, agora estão nesta rede. Desta forma, em qualquer ponto do território brasileiro, quem estiver precisando de ajuda e de apoio emocional, agora tem com quem desabafar e pode contar com este serviço”, contou Roberto Caldas, coordenador de divulgação do CVV de Criciúma.

Segundo Caldas, a pessoa que necessitar dos serviços do CVV não precisa se identificar. “Todos os postos do CVV não tem identificador de chamada. A pessoa que vai prestar o atendimento é um voluntário, das mais variadas profissões. Ele está lá doando o tempo dele para viabilizar que a pessoa tenha com quem conversar, que tenha com quem interagir. É um diálogo. Vamos interagir, como se fôssemos, e somos, um verdadeiro amigo”, explicou.

O CVV atende, em média, 6 mil a 7 mil ligações diariamente em todo o Brasil. Por isso, a entidade sempre precisa de voluntários.  “Para ser voluntário basta ter uma idade mínima de 18 anos, disponibilidade para ser voluntário, seja no atendimento ou nos serviços de apoio, e disponibilidade para participar do treinamento obrigatório. Quem desejar juntar-se ao time pode acessar cvv.org.br/voluntario”, disse.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito