Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Lei que garante meia-passagem aos alunos iniciará seleção em fevereiro

Aprovada em agosto, benefício valerá para quem estuda em cursos da indústria com mais de 200 horas
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 23/01/2020 - 16:08
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Finalmente será colocada em prática a lei que garante 50% de desconto nas passagens de ônibus para os alunos de cursos profissionalizantes voltados à indústria. O projeto se tornou lei no dia 5 de agosto. Inicialmente foi proposto pelo vereador Zairo Casagrande (PSD), mas tornou-se lei apenas quando um acordo foi costurado com o Poder Legislativo.

“Fico feliz, embora com seis meses de atraso. Formamos a comissão, eu fui indicado pela Câmara de Vereadores. Vamos abrir nos meses de fevereiro, para as instituições informarem os alunos que se enquadram na lei. Esses alunos serão analisados por ordem de renda per capita e até 300 alunos serão indicados para a primeira experiência da lei”, afirmou o vereador.

A lei deverá beneficiar princialmente alunos do Bairro da Juventude, mas também do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Abadeus e Cedup, porém, para que tenham direito, os estudantes devem fazer cursos com mais de 200 horas. Aqueles que começam os estudos encaminhados por empresas, já possuem vale-transporte e não terão direito.

“O edital deve ser publicado na segunda-feira, e eles terão todo o mês de fevereiro para fazer as listas. Ainda poderemos pensar alterações na lei, com algumas emendas, se a demanda for grande, só no Bairro da Juventude são mais de 400 alunos, é claro que muitos moram perto, mas a tendência é que haja maior número de interessados do que a lei permite”, disse Zairo.

Embora a lei tenha demorado para ser cumprida, o acordo foi feito para que já no início do ano letivo os jovens tenham o benefício. “É uma questão de alcance muito grande, é um facilitador que não tem preço. Isso supera a disputa política que se deu em torno do projeto, que teve seis votos no primeiro ano e cinco votos no segundo, mas que ano passado virou lei”, concluiu.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito