Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Lago da Praça do Congresso é limpo

Camada de lama chega a 30 centímetros. Animais estão sendo removidos para açudes
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 04/09/2019 - 16:58 Atualizado em 04/09/2019 - 18:40
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A quarta-feira, 4, foi de movimento fora do comum na Praça do Congresso. Uma equipe da Secretaria de Infraestrutura de Criciúma está trabalhando na limpeza do lago. "A água estava muito suja, tem pontos com até 30 centímetros de lama", confirma a secretária Kátia Smielevski. "Faz algum tempo que estamos retirando os peixes. Abrimos o registro do lago e estamos tirando a água, tiramos os peixes e mandamos para um açude. Vamos lavar tudo", informa.

A limpeza será um pouco trabalhosa. "É que o fundo do lago é de azulejo, que foi colocado ali entre 1997 e 98", refere. "Tem muita folha, tem uma árvore grande ali, as folhas apodrecem e criam uma matéria orgânica", explica. Para remover a lama, será necessária a ação de um caminhão multiuso. "Compramos esse caminhão recentemente, ele tem um compartilhamento de água e outro para sucção. Ele será usado para sugar a lama, ele tem uma bomba potente para isso", observa a secretária.

A remoção da lama começará ainda nesta quarta. "Está levantando um cheiro forte, vamos já fazer um teste com o caminhão", detalha. Quando da colocação dos azulejos, há mais de vinte anos, a intenção era que o fundo do lago se mantivesse azul, que é a cor das peças. "Mas com o acúmulo de sujeira e a falta de limpeza, isso não aconteceu", avalia Kátia. A secretária entende que, na remoção da lama, serão encontrados alguns animais mortos. "É possível, já que há muita lama e o cheiro é forte", comenta.

Os animais

O lago vinha superpovoado fazia algum tempo. "Muitas tilápias, carpas, bagres e peixes de aquário. Muita gente que tinha peixe de aquário, ficava com pena e arremessava ali. E os cágados também, muitos. As pessoas mantinham em casa e a certa altura colocavam ali no lago. É muita quantidade de animais que removemos para açude de amigos, não temos a quantidade exata ainda", conta a secretária. 

Quando a limpeza estar concluída e a água limpa colocada, haverá a devolução de peixes para o lago. "Mas apenas carpas e tilápias, que são os mais resistentes", destaca. 

A cerca do entorno do lago ganhou manutenção. Ainda na Praça do Congresso, o parque infantil passou por melhorias recentes. "Há cerca de 15 dias fizemos a pintura, trocamos a madeira e instalamos um novo brinquedo para as crianças", completa.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito