Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Julho será o mês de prevenção das hepatites virais

Campanha de Prevenção e Rastreamento de Hepatites Virais será realizada durante todo o mês com ações por toda a cidade
Por Redação Criciúma, SC, 24/06/2019 - 13:27
Testes rápidos ajudam a identificar a hepatite / Divulgação
Testes rápidos ajudam a identificar a hepatite / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Hepatites Virais, realizará durante o próximo mês a Campanha de Prevenção e Rastreamento de Hepatites Virais, com programação especial entre os dias 1° e 28 de julho, data que marca o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.

Segundo a enfermeira e coordenadora do Programa de Hepatites Virais da Administração Municipal, Fabiana de Brida, Criciúma é o terceiro município de Santa Catarina em número de casos novos. "As hepatites virais compõem o grupo de doenças infecciosas e transmissíveis, com uma importante relevância epidemiológica no município e região. A incidência atual mostra taxas preocupantes, sendo o município com maior número de pacientes na região do extremo Sul catarinense", alerta.

Fabiana destaca que os sintomas aparecem a longo prazo, por isso a importância de fazer o teste rápido. "Hepatite é uma doença silenciosa. Os sintomas como náusea, vômito e olhos amarelados costumam aparecer após 15 ou 20 anos. Precisamos reforçar para que as pessoas façam o teste que está disponível de forma gratuita nas unidades de saúde para toda a população", reforça.

Transmissão

A transmissão do vírus da hepatite B (HBV) ocorre por via parenteral (compartilhamento de agulhas e seringas, tatuagens, piercing, procedimentos odontólogos ou cirúrgicos) e, sobretudo, via sexual, sendo considerada uma doença sexualmente transmissível. É mais comum para o HBV do que para o HCV. Na hepatite C a transmissão pode ocorrer, em especial, em pessoas com múltiplos parceiros, coinfectadas com o HIV, com alguma lesão genital, com alta carga viral do HCV e doença hepática avançada.

A hepatite C é mais comum em usuários de drogas injetáveis por conta do compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas. No grupo de risco também estão inclusos indivíduos que receberam transfusão de sangue e hemoderivados antes de 1993 (quando não havia a obrigatoriedade de testagem sorológica para o HCV).

De acordo com Fabiana, pacientes com hepatite C têm grande probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2. "O vírus da hepatite C é capaz de alterar a sinalização da insulina e impedir que ela regule o metabolismo da glicose no organismo, dificultando ou bloqueando a ação da molécula de insulina", explica.

Números de casos confirmados em Criciúma de 2012 a 2018
 

 

2012

2013

2014

2015

2016

2017

2018

Total

HIV/HBV

0

1

0

0

1

0

1

3

HIV/HCV

8

3

6

8

4

3

5

40

Coinfecção por HIV

Conforme dados do Ministério da Saúde, a transmissão via sexual sem preservativo é a maior causadora de hepatite, correspondendo a 78%. Já a hepatite C, seria pelo o uso de drogas injetáveis (UDI), representando 32%.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, as taxas de prevalência de coinfecção HIV/HCV, obtidos de amostras provenientes de serviços de saúde, situam-se entre 9,2% e 54,7%, segundo distribuição geográfica e fatores de risco para sua aquisição.

As maiores taxas de prevalência são observadas em usuários de drogas injetáveis. Entre as regiões brasileiras, a região sul tem a maior proporção de indivíduos coinfectados com HIV com 12,7% do total dos casos notificados de hepatite C.

Em Criciúma, 7,2% do total de casos notificados de hepatite C apresentaram coinfecção com o HIV. Desde dezembro de 2015, alguns pacientes iniciaram o novo tratamento para hepatite C com duração de 12 semanas, mínimos efeitos colaterais e chance de cura de 95%. Foram tratados 42 pacientes, destes, 40 foram curados.

Já a coinfecção HIV/Hepatite B situa-se entre 5,3% e 24,3%. Em Criciúma, 7% apresentaram. "Essa coinfecção aumenta o índice de complicações crônicas das hepatites virais. O programa de hepatites virais acompanha 121 pacientes coinfectados HIV/HCV, 20 pacientes portadores de HIV/HBV e cinco portadores de HIV/HBV/HCV", aponta Fabiana.

Tratamento

Os tratamentos para hepatites virais B e C são oferecidos pelo Ministério da Saúde, através de Protocolos Clínicos de Diretrizes Terapêuticas, a todos os pacientes que se enquadrem nos critérios dos mesmos, sem custos, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ações junto às unidades de saúde

Conforme a coordenadora, serão sugeridas para as unidades de saúde que sejam realizadas ações além dos testes rápidos para hepatite B e C. Entre as atividades estão: palestras em clubes de mães, terceira idade e escolas, panfletagem através de mutirão nas casas da área de abrangência, intensificação da vacinação para hepatite B em grupos de risco, busca de pessoas que faltam para preencher vaga, orientações sobre hepatites virais em sala de espera, divulgação de informações sobre hepatite em rádios comunitárias, igrejas, carro de som e outros meios e verificar na área de abrangência a existência de salões de beleza, estúdios de tatuagens para orientação quanto a esterilização de material perfuro cortante.

Programação em Criciúma:

 

26/6 - Sensibilização em Hepatites Virais para os médicos e dentistas da Atenção Básica. No Salão Ouro Negro do Paço Municipal Marcos Rovaris, das 8h30 às 10h30.

2/7 - 8h às 11h: Sensibilização em Hepatites Virais para os gerentes das Unidades de Saúde e agentes comunitários de Saúde (Santa Luzia e Próspera), no Salão Ouro Negro do Paço Municipal Marcos Rovaris.

13h30 às 16h: Sensibilização em Hepatites Virais para os gerentes das Unidades de Saúde e agentes comunitários de Saúde (Centro), no Salão Ouro Negro do Paço Municipal Marcos Rovaris.

10/7 - Realização de teste rápido e orientações de prevenção/transmissão no hall do Hospital São José. Data poderá ser alterada.

12/7 - 8h30 às 11h: Sensibilização em Hepatites Virais para os gerentes das Unidades de Saúde e agentes comunitários de Saúde (Boa Vista e Rio Maina), no Salão Ouro Negro do Paço Municipal Marcos Rovaris.

27/7 - Rotary Club vai ofertar teste rápido e orientações para Hepatite C para população em geral, na Praça Nereu Ramos. Também será ofertada a vacina da Hepatite B pela Secretaria de Saúde.

 

Outros eventos:

De 1 a 12/7 - A Unesc irá disponibilizar testes rápidos e orientações para os universitários e pacientes diabéticos que buscam insulina na universidade.

De 1 a 31/7 - As unidades de saúde irão realizar diversas ações em sua área de abrangência. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito