Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Julho Amarelo: 3.438 testes rápidos de hepatites B e C foram realizados durante a campanha

Ação promovida pela Secretaria de Saúde dobrou o número alcançado em 2017, de 1.659 testes rápidos
Por Redação Criciúma - SC, 13/08/2018 - 16:17 Atualizado em 13/08/2018 - 16:18
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Durante todo o mês de julho, a Secretaria de Saúde, por meio do Programa de Hepatites Virais, promoveu ações em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Finalizada a campanha 'Julho Amarelo', o número alcançado surpreendeu: foram realizados 3.438 testes rápidos de hepatites B e C. No mesmo período do ano passado, foram 1.659 testes, cerca de metade.

"Essa campanha teve um apoio muito grande. Várias Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município tiveram destaque. As equipes foram nas empresas do seu bairro, realizaram os testes e passaram orientações", justifica a coordenadora do Programa de Hepatites Virais, Fabiana de Brida.

Durante o 'Julho Amarelo' foram registrados 24 casos da doença. "As pessoas que descobrem que têm a hepatite recebem a oportunidade de fazer o tratamento e diminuir as chances de a doença progredir para cirrose ou câncer hepático", informa a coordenadora.

Fabiana também afirma que os pacientes que foram curados não transmitem mais o vírus, contribuindo também para a diminuição de novos casos da doença em Criciúma.

A campanha contou com o apoio de diversas entidades de Criciúma. A parceria entre a Secretaria de Saúde e o Hospital São José (HSJ), Rotary Club e a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) somaram 1.034 testes rápidos de hepatites B e C. O restante foi realizado por meio das unidades de saúde.

O município oferece testes rápidos e gratuitos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Os testes são realizados nas 48 Unidades Básicas de Saúde (UBS), na sede do Programa de Atenção Municipal às Doenças Sexualmente Transmissíveis DST/HIV/AIDS (Pamdha) e nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) III e AD.

Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite e Sarampo

O município também está com bons resultados na Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Sarampo, realizada durante o mês de agosto. Na ação do último sábado (11), 278 crianças foram imunizadas, com idade entre 1 ano e menores de 5 anos. A iniciativa ocorreu na Praça Nereu Ramos, em parceria com o Rotary Club, e no Estádio Heriberto Hülse.

Tags: hepatite

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito