Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Jovens para mudar o mundo

Congresso em Nova Iorque teve a participação de sombriense 
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 23/08/2018 - 18:41

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Entre mil jovens de 16 a 28 anos que sonham em mudar o mundo, o sul de Santa Catarina está representado. Higor Soares Machado foi um dos delegados na 22ª The Youth Assembly, a Assembleia Mundial dos Jovens, promovida pela Fundação dos Embaixadores da Amizade (FAF), uma entidade ligada a Organização das Nações Unidas (ONU). Ele é natural de Sombrio, mora em Criciúma, está no último semestre do curso de Direito e esteve no Programa do Avesso, da Som Maior, falando sobre essa oportunidade.

“Foi uma experiência incrível. A ideia da assembleia era trazer um diálogo internacional de jovens que causam impacto social em sua área e trazer esse diálogo sobre as 17 ODS da ONU. A ONU em 2015, junto com todos os países membros, incluindo o Brasil, criou a agenda de 2030, com 17 objetivos, as ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável), que são elas: erradicar a fome, erradicar a pobreza, água potável e saneamento básico, educação de qualidade”, comentou.

O evento aconteceu de 9 a 14 de agosto na sede da ONU em Nova Iorque, nos Estados Unidos. A Assembleia da Juventude (YA) foi criada em 2002 para ampliar o envolvimento dos jovens e a participação em diálogos internacionais nas Nações Unidas.  De acordo com Machado, o Brasil é um dos poucos que não está cumprindo a meta da agenda de 2030, então os delegados brasileiros eram cobrados neste sentido. A alegria deles também chamava atenção.

“A galera que a gente encontrou lá é atualizada. Quando a gente andava com os brasileiros, todos os dias a gente foi nos bares, fazer um networking, o pessoal que não entendia muito de política em Nova Iorque, já vinha com essa ideia de carnaval, de festa, de mato. Mas, o pessoal na Assembleia sabe da nossa capacidade, eles veem o Brasil como uma potência que infelizmente não vai para frente por diversos problemas”.

Assembleia de Jovens no Brasil

Todas as edições da Assembleia Mundial dos Jovens foram realizadas em Nova Iorque. Uma ideia para o futuro é organizar uma edição continental, com os países da América do Sul. O primeiro passo foi dado, em conversas com embaixadores dos Estados Unidos e do Brasil. “Conversamos com a embaixada e fizemos o convite para que eles se fizessem presente de trazer a Youth Assembly para o Brasil e vamos agora trabalhar aqui no Brasil”, revelou Machado.

Confira o Programa do Avesso na íntegra:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito